AUDI REVELA AS ESPECIFICAÇÕES DA PLATAFORMA PPE DE CARROS ELÉTRICOS

Em meados do outono europeu de 2019, a Audi revelou alguns dos detalhes técnicos da nova plataforma PPE de carros elétricos Premium (aqui) concebida juntamente com a Porsche para seus modelos mais exclusivos. A controvertida arquitetura se converteu em um relevante problema para a Volkswagen, pois a marca alemã não estava disposta a manter até três estruturas - MEB, J1 e PPE - ao puxar da manga a mais recente SSP.
Há apenas poucos meses que a matriz alemã conseguiu impor esta última plataforma para todos os carros elétricos do gigante grupo automobilístico alemão, incluindo as marcas mais luxuosas e as mais esportivas. A plataforma SSP será lançada em meados da década, de modo que a PPE terá apenas um percurso que permita amortizar o importante desembolso que as duas marcas fizeram nela. Serão quatro modelos que serão desenvolvidos sobre a PPE, os novos Audi Q6 e-tron e Porsche Macan Elétrico que chegarão em 2022, o Audi A6 e-tron em 2023 e o substituto do Bentley Mulsanne em 2024.
Embora as duas marcas alemães tivessem revelado alguns detalhes técnicos há mais de um ano e meio, foi apenas agora que a marca de Ingolstadt revelou um documento interno com as características da arquitetura PPE, uma plataforma especialmente projetada para conceber sedans e SUVs com uma ampla variabilidade da largura -concretamente a expansão do eixo traseiro - e da distância entre os eixos. Por exemplo, a primeira dimensão pode estender-se de 1.641 mm a 1.714 mm, e a segunda de 2.890 mm a 3.080 mm. Inclusive a altura da carroceria em relação ao solo também pode aumentar de 152 para 217 mm.
Soluções que permitem uma ampla flexibilidade no desenvolvimento de novos modelos. Mas também é uma estrutura carregada de tecnologia. As baterias equipadas nesta plataforma contarão com uma dezena de módulos, com os quais a capacidade máxima alcançará os 100 kWh e a autonomia máxima será superior aos 700 quilômetros conforme o modelo. São acumuladores que também poderão recarregar-se com sistemas de 800 V e uma potência de carga de 270 kW. Uma das cifras mais altas do mercado - o novo Mercedes-Benz EQS admite 210 kW - de modo que em apenas 10 minutos poderá recarregar energia para 300 quilômetros, e de 5 a 80% em menos de 25 minutos.
Estas especificações são padrão da plataforma PPE, comum a todos os modelos concebidos sobre ela, mas os motores elétricos serão próprios de cada fabricante. A Porsche não revelou nenhum detalhe, mas a Audi destacou que seus motores elétricos serão capazes de entregar uma potência máxima de 350 kW - 475 cv reguláveis - e um torque de 800 Nm. Cada um deles, porque a plataforma foi projetada para abrigar até quatro unidades, o que supera amplamente os 1.000 kW que as duas marcas anteciparam há um ano e meio.