AUDI RS 3 PERFORMANCE EDITION: 407 CV E 300 KM/H DE VELOCIDADE MÁXIMA
A marca de Ingolstadt acaba de adicionar mais pimenta ao seu compacto que já é o mais rápido do mercado. Isso fica patente no Audi RS 3 performance edition, uma série limitada a 300 unidades que pode ser adquirida com as carrocerias Sportback e Sedan. É o primeiro veículo de seu segmento que alcança os 300 km/h de velocidade máxima, ou seja, 10 km/h a mais que com o pacote dinâmico RS plus.
Além disso, o motor 2.5 TFSI de 5 cilindros em linha chega aos 407 cv (7 a mais), disponíveis 100 rpm mais tarde e, portanto, em uma faixa entre 5.700 e 7.000 rpm. O torque máximo continua sendo de 500 Nm, mas agora está disponível até as 5.700 rpm.
Estes números melhores são conseguidos com uma maior pressão do turbo (1.6 bar em vez de 1.5). A transmissão automática de dupla embreagem S-Tronic com 7 velocidades é mantida e a aceleração de 0 a 100 não variou, marcando 3.8 segundos.
Nesta edição especial, o sistema de escape esportivo RS vem de série e exibe duas saídas ovaladas na cor preto brilhante. O som é variável, sendo mais intenso com os programas dynamic, RS Performance e RS Torque Rear.
Também é de fábrica a suspensão adaptativa, que é opcional no RS 3 padrão. Trata-se de um componente perfeito para ampliar a versatilidade do carro, já que permite uma regulagem mais confortável dos amortecedores para deslocamentos tranquilos e uma maior firmeza, sem ser extrema, para entrar em circuitos.
Além disso, é mantido o diferencial traseiro com duas embreagens, uma para cada roda, o que permite uma distribuição variável do torque entre as rodas posteriores. Esta tecnologia, denominada RS Torque Splitter, permite arredondar todo tipo de curvas. No programa RS Torque Rear, todo o torque vai a uma só roda, o que gera ‘cruzadas’, já que o ESP se desativa.
O RS 3 performance edition está equipado de série com pneus Pirelli P Zero Trofeo R semislick (265/30 na frente e 245/35 atrás). As rodas de 19 polegadas em cinza escuro fosco, exclusivas, contam com dez raios cruzados e levam a marca RS.
Atrás delas, surgem discos carbocerâmicos dianteiros, de 380 mm de diâmetro, com pinças de seis pistões de série pintadas de azul. No eixo traseiro são utilizados discos ventilados de 310 mm.
Além de muitos componentes exteriores em tom preto, o RS 3 performance edition pode ser escolhido entre as cores Azul Nogaro, Cinza Flecha e Cinza Daytona, assim como o Preto Sebring Efeito Cristal e o Branco Glaciar Metalizado. Os faróis Matrix LED vêm de série.
Ao abrir o carro, as luzes diurnas digitais, formadas por 15 segmentos LED, desenham uma bandeira quadriculada no lado do passageiro e o 3-0-0 no lado do condutor, em referência ao número limitado de unidades e à velocidade máxima de 300 km/h.
Ao ser fechado, no campo de pixels debaixo do farol principal aparece a inscrição ‘R-S-3’ em vez de ‘3-0-0’. Durante a condução, a bandeira quadriculada se ilumina em ambos os lados como luzes diurnas. Além disso, há um LED de entrada nas portas dianteiras que projeta a inscrição ‘#RS performance’ no solo.
Também são de série os bancos bucket dianteiros, com microfibra Dinamica e couro nos reforços laterais, assim como com costuras azuis em contraste. O volante forrado em Alcantara tem a marca das 12 horas em azul, cor que também é utilizada nos cintos de segurança, nas molduras das portas e nas costuras do habitáculo.
Também foi mantida a instrumentação digital Audi virtual cockpit plus e a tela central de 10.1 polegadas, assim como toda a informação de telemetria do RS 3 padrão. No lado do passageiro exibe uma placa metálica com a inscrição ‘1 de 300’.
Na Alemanha, o Audi RS 3 performance edition está à venda a partir de 75.000 euros com a carroceria Sportback e a partir de 77.000 com a Sedan. As entregas acontecerão no início de 2023.