AUDI RS Q8 BY MANHART: AGRESSIVO E MAIS AERODINÂMICO

O Audi RS Q8 é o veículo mais caro e o SUV mais potente que existe atualmente na linha do fabricante alemão, de maneira que qualquer um se conformaria em ter um exemplar em sua garagem. No entanto, alguns sentem a necessidade de modificá-lo e recorrem a um determinado preparador para extrair o máximo, tanto da parte visual como em tudo que é relacionado com o rendimento.
Nesta ocasião o encarregado de trabalhar com o SUV de alto desempenho foi a Manhart, oferecendo aquele que provavelmente seja o pacote de melhorias mais selvagem que já vimos para este modelo. Chama-se RQ 900 e afeta diferentes partes, como a estética, a dinâmica e a mecânica, transformando completamente o crossover alemão e superando limites nunca antes imaginados. Agora, este projeto não estará disponível para todos, já que serão produzidos unicamente 10 exemplares para todo o mundo.
Para começar com força, nada melhor que falar do motor. O bloco V8 biturbo de 4.0 litros desenvolve 600 cv e 800 Nm de fábrica, cifras com as quais qualquer mortal se conformaria, já que graças a elas o RS Q8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos. No entanto, graças à presença de turbos maiores, uma ECU otimizada e outra série de modificações, o propulsor agora entrega nada menos que 900 cv de potência e um torque máximo de 1.080 Nm.
Além disso, a Manhart realizou mudanças na transmissão automática de 8 velocidades por conversor de torque para que possa digerir sem sobressaltos toda essa energia, sem esquecer do sistema de escape menos restritivo que promete oferecer um som mais intenso. O chassi também foi afetado, já que a suspensão foi rebaixada em 30 milímetros, enquanto que as rodas crescem de tamanho até as 23 polegadas com um acabamento diamantado preto fosco ou cinza metalizado.
O preparador também desenvolveu um kit de carroceria de fibra de carbono que é composto de vários elementos inovadores, como capô, splitter frontal, saias laterais, difusor, aerofólio e arcos de roda alargados. Todos estes componentes não só outorgam ao RS Q8 um aspecto mais agressivo, como também melhoram a aerodinâmica do SUV. Por outro lado, no interior surge um estofamento de couro específico com detalhes dourados ou vermelhos.
Como destacado antes, o especialista alemão só construirá 10 exemplares do RQ 900 e cada um deles será vendido a um preço módico de 280.000 euros, cerca de 1.725.000 reais ao câmbio de hoje.