AUDI RS Q8 BY WHEELSANDMORE: UM MONSTRO COM MAIS DE 1.000 CV

Uma vez que Mercedes-Benz e BMW haviam lançado no mercado seus SUVs de alto desempenho com níveis de potência próprios dos melhores esportivos do momento, a Audi não ficaria atrás e por isso desenvolveu o RS Q8, um rival direto dos X6 M e AMG GLE Coupe. Seus 600 cv acirraram muito a briga de maneira que o design poderia ser um dos pontos chave para optar-se por um ou outro. No entanto, depois de passar pelas mãos dos especialistas da Wheelsandmore, aqueles que quiserem um autêntico monstro, se encantarão pelo modelo dos quatro aros.
Não é fácil propor um projeto sobre um motor que de fábrica oferece níveis tão elevados de rendimento, pois para muito poucos passaria pela cabeça melhorar as cifras originais. Este especialista alemão fez isso, e o resultado deixou todos de boca aberta, já que nem todos os dias vemos um Audi RS Q8 com mais de 1.000 cv de potência escondidos debaixo do capô. Para conseguir essa façanha, a Wheelsandmore preparou cinco níveis diferentes que vão somando componentes até alcançar essa cifra tão louca.
Antes de mais nada, cabe lembrar que o propulsor V8 biturbo de 4.0 litros utilizado pelo SUV alemão desenvolve 600 cv de potência e um torque máximo de 800 Nm, que são transmitidos ao asfalto através de uma transmissão automática de oito velocidades e o consagrado sistema de tração quattro. Com a Etapa 1, o motor se beneficia de uma ECU otimizada para aumentar seus números até os 710 cv e 920 Nm, graças a isso o RS Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 3.6 segundos.
A Etapa 2, por sua parte, adiciona a esta reprogramação do motor uma linha de escape assinada pela Capristo, que substitui os silenciadores originais por outros menos restritivos. Isso se traduz em 725 cv e 930 Nm. Para encontrar um filtro de ar de alto rendimento e coletores de admissão otimizados será necessário passar à Etapa 3, que extrai do V8 um total de 786 cv e 1.060 Nm. Agora, se o cliente busca um notável incremento de potência deverá recorrer à Etapa 4, que incorpora turbo compressores inovadores de maior tamanho com rolamentos reforçados. O resultado mostra impressionantes 965 cv e 1.250 Nm.
Até aqui tudo permanece sob a homologação TÜV correspondente, mas para aqueles que queiram ir ainda mais além está reservada a Etapa 5. Primeiro de tudo é preciso destacar que na Alemanha não é legal e para desenvolver brutais 1.010 cv de potência e 1.250 Nm de torque máximo, o preparador optou por instalar um sistema de escape de competição, que se livra dos catalizadores, filtros de partículas e alguns silenciadores. O preço de tudo isso é de 41.933 euros.
Por último, porém não menos importante, o RS Q8 também se beneficia de melhorias visuais, concretamente de exclusivas rodas de 24 polegadas que vão calçadas com pneus Vredestein medindo 295/30 no eixo dianteiro e 355/25 no traseiro. Além disso, a altura do veículo diminui graças a um kit LowMaXX que pode ser controlado através do smartphone.