AUDI RS Q8 RQ 800 BY MANHART: UM SINISTRO MONSTRO COM MAIS DE 800 CV

O Audi RS Q8 é o SUV mais selvagem da marca de Ingolstadt. Ele equipa o mesmo motor V8 biturbo de 4.0 litros que também é usado pelos Audi RS 6 Avant e RS 7 Sportback. Oferece 600 cv de potência e 800 Nm de torque, embora essas cifras tornem-se irrisórias se levarmos em conta o Manhart RQ 800.
O RS Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos, enquanto que o sprint de 0 a 200 km/h é realizado em apenas 13.7 segundos. Alcança uma velocidade máxima limitada a 250 km/h, mas se os clientes optam pelo pacote dinâmico, a cifra aumenta até nada despreciáveis 305 km/h.
Se o preparador alemão Manhart se destaca por algo é pelas selvagens preparações que realiza sobre a base de todo tipo de veículos, habitualmente dando-lhes um toque mais agressivo com um característico aspecto exterior. Depois de já ter apresentado o RQ 900, apenas agora conhecemos todos os detalhes do Manhart RQ 800.
Em seu exterior se veste de preto e prata com detalhes em vermelho para obter uma aparência muito mais sinistra. Para começar, sua altura diminuiu 40 mm graças às novas molas assinadas pela H&R, que se combinam com um jogo de rodas de liga leve Manhart ‘Classic Line’ de 24 polegadas com pneus 295/30 ZR24 na parte dianteira e 355/25 ZR24 na traseira.
Tampouco falta a assinatura da Manhart na parte frontal, com um splitter no para-choque dianteiro e um novo capô. Na lateral surgem arcos de roda alargados, proeminentes saias laterais e dois marcados spoilers na traseira. Arremata o conjunto um novo e musculoso difusor que integra um novo sistema de escape esportivo.
A mecânica V8 biturbo de 4.0 litros foi modificada para oferecer uma potência que se eleva até os 818 cv e 1.050 Nm de torque. Daí o seu provocativo nome Manhart RQ 800. O novo sistema de escape de aço inoxidável vem com válvulas ativas e quatro tubos de 100 mm com revestimento de cerâmica e carbono.
Para conseguir este aumento de potência, além de reprogramar a ECU, os engenheiros da Manhart adicionaram uma admissão de carbono Eventuri, seu próprio intercooler e um kit de desempenho turbo. Também foi atualizada a transmissão automática para suportar o alto torque.