AUDI RS3 JÁ É O COMPACTO MAIS RÁPIDO EM NÜRBURGRING

Dando uma olhada na tabela de tempos do circuito de Nürburgring veremos que o compacto mais rápido em completar uma volta no exigente traçado alemão é o Renault Mégane RS Trophy-R, com um registro de 7:45.389 minutos. No entanto, a partir de agora tudo será diferente, já que o modelo francês deixou de ser a referência de sua categoria, já que essa honra passa a ser do Audi RS3 Sedan.
A nova geração do compacto esportivo de Ingolstadt já pode orgulhar-se de ser o mais rápido de sua categoria, pois sob o comando do piloto de corridas Frank Stippler, conseguiu completar uma volta em 7:40.748 minutos, ou seja, baixou o tempo do Mégane Trophy-R em 4.64 segundos. “Estou orgulhoso da equipe, todos trabalharam duro para este dia. Quando começamos a desenvolver o novo Audi RS3 não sabíamos o quão rápido seria nosso esportivo compacto em Nordschleife. Mas, à medida que superávamos os diferentes testes de validação e resistência, tivemos claro que poderíamos registrar tempos muito bons e estabelecer uma nova marca”, destaca Marvin Schwätter, responsável pelo desenvolvimento técnico do Audi RS3.
Foram vários os elementos que ajudaram o piloto de testes da Audi a conseguir esta façanha, sendo o sistema torque splitter o mais destacado de todos. Trata-se de uma tecnologia que permite distribuir o torque de forma totalmente variável entre as rodas do eixo traseiro graças ao uso de uma embreagem multidisco controlada eletronicamente em cada um dos eixos de transmissão. Graças à sua presença, o carro se comporta melhor nas curvas e pode seguir o traçado indicado a partir do volante com maior precisão.
Outro elemento de destaque é o programa de condução RS Performance, encarregado de oferecer conforto em traçados de piso irregular como o Nordschleife. Conta com os discos de freio carbocerâmicos no eixo dianteiro, a suspensão esportiva RS Plus com controle adaptativo do amortecimento, assim como pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R. A equipe do piloto Frank Stippler realizou ajustes na pressão dos pneus antes de conseguir seu recorde com o objetivo de adaptá-los às condições do asfalto, e parece que deu bom resultado.
“As oportunidades para tentar bater um recorde como este são limitadas. Por isso sempre é necessário um pequeno ajuste, especialmente em relação à pressão dos pneus, já que afeta o funcionamento do divisor de torque. E conseguimos isso com êxito, foi um dia triunfante em todos os sentidos. Em geral, durante a condução o novo RS3 é muito mais ágil a partir da metade da curva até seu final, e também ao acelerar na saída das curvas. Para mim, o torque splitter significa um salto qualitativo em termos de agilidade ao volante”, comenta o próprio Stippler.
Mas é claro que não podemos esquecer do coração da máquina, um motor turbo alimentado de 5 cilindros em linha e 2.5 litros, que produz 400 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm. Este bloco surge acoplado a uma transmissão automática de 7 relações que envia a energia às quatro rodas, de forma que o RS3 pode alcançar os 100 km/h em apenas 3.8 segundos e sua velocidade máxima é de 290 km/h.