AUDI RS4 AVANT 2020: PERUA ESPORTIVA RECEBE ATUALIZAÇÃO
A marca alemã acaba de introduzir o novo Audi RS4 Avant 2020 justamente quando se cumprem dois anos desde a introdução desta geração do Audi RS4 Avant. Portanto, não se trata de uma nova geração, na realidade é uma atualização com a qual a versão mais esportiva da linha recebe muitas das novidades vistas no novo Audi A4 que conhecemos no início do ano. Chegará aos concessionários no final de dezembro.
Com as novidades introduzidas, o renovado Audi RS4 Avant se assemelha muito ao todo-poderoso Audi RS6 Avant 2020. Embora, e diferente deste, o RS4 Avant utiliza um motor 2.9 TFSI biturbo que produz 450 cv de potência e 600 Nm de torque. Cifras que em combinação com a transmissão S tronic e a tração quattro com controle de torque seletivo permitem que esta perua acelere de 0 a 100 km/h 4.1 segundos. Todos estes números não variam em relação ao anterior, o que muda é o consumo médio, que baixa até 10.9 km/l, 17% a menos.
As principais mudanças apresentadas pelo Audi RS4 Avant 2020 se concentram em seu design exterior e no equipamento do interior. Esteticamente, destaca-se a nova grade ‘Singleframe’, mais larga e plana que antes e com uma estrutura tridimensional de colmeia. Em suas extremidades surgem faróis de LED redesenhados, que opcionalmente podem ser em matrix LED com molduras escuras. Também são novas as duas cores adicionais para a carroceria (há oito no total, mas só duas são novas): Azul Turbo sólido e Vermelho Tango metalizado.
O que não é novidade, mas que vale a pena destacar é que a carroceria do Audi RS4 Avant 2020 apresenta arcos de roda 30 mm mais largos que os de um A4 Avant normal, o que contribui para criar essa imagem esportiva. Outros detalhes são as rodas de liga leve de 20 polegadas e o conjunto de freios, que de série montam discos de aço perfurados medindo 375 mm de diâmetro no eixo dianteiro e opcionalmente cerâmicos com um diâmetro de 400 mm (dianteiro).
No habitáculo, as mudanças se concentram no novo sistema operacional do MMI Touch com tela táctil de 10.1 polegadas. Uma tela que proporciona um feedback acústico e assume as funções do anterior comando giratório do console central, que desaparece. O sistema conta com modos RS específicos, onde o usuário pode ver por exemplo, a temperatura dos diferentes componentes do sistema de transmissão, as forças G máximas, além de informação sobre a pressão e a temperatura dos pneus.
Tanto o Head-Up Display opcional como o quadro de comandos digital, que a marca denomina ‘Audi Virtual Cockpit’, contam igualmente com telas específicas RS. A principal aporta dados como o torque, a potência, temperatura do óleo, tempo de volta, etc. Além disso, para indicar o momento ideal da mudança de marcha, é capaz de emitir um flash luminoso. Outra novidade destacada afeta as aletas de mudança, que agora são maiores e são feitas de alumínio.