AUDI RSQ CONCEPT: UM CARRO DE CINEMA E A SEMENTE DO R8

Em 2004 apareceu nos cinemas o filme ‘Eu, Robô’. Um longa-metragem estrelado pelo consagrado Will Smith que nos leva a um futuro distópico onde um detetive da divisão de homicídios de Chicago persegue um robô acusado de matar um cientista. No entanto, um detalhe que chamou a atenção dos entusiastas do automóvel foi o veículo que era conduzido pelo protagonista do filme: o Audi RSQ Concept.
O RSQ Concept é um protótipo que a Audi criou exclusivamente para o filme, mas teve um papel mais importante que deslumbrar os jovens espectadores. A marca dos quatro aros decidiu ser a primeira marca generalista a projetar um veículo unicamente para aparecer em um longa-metragem. Agora, esta prática é mais comum do que parece, mas até então apenas a Lexus havia feito algo parecido no ano de 2002 com o filme ‘Minority Report’.
A Audi designou uma equipe de projetistas para trabalhar em um protótipo revolucionário que encaixasse com a estética do filme. ‘Eu, Robô’ está ambientado no ano 2035 que, embora agora pareça mais próximo, em 2004 havia uma distância de mais de três décadas. A premissa dada pela marca a seus designers era que o carro tivesse um desenho futurista, mas que ainda fosse reconhecível como um Audi.
Destas indicações surgiria um superesportivo de motor central com formas bem definidas. Na parte frontal foi integrada uma grade com a forma característica de outros modelos da Audi e dois afilados faróis cobertos parcialmente pelo capô. O para-choque integra duas grandes e marcadas entradas de ar e flui para as laterais fundindo-se com os para-lamas.
A partir do perfil se apreciam três elementos chave que permitiram que o Audi RSQ Concept fosse futurista e causasse impacto nos espectadores. O primeiro, seu elegante perfil de coupe de dois lugares com grandes entradas de ar laterais. O segundo elemento, as esferas em lugar das rodas. Este último foi um pedido do diretor do filme, Alex Proyas, que participou ativamente no projeto do RSQ Concept. E o terceiro, as portas de ‘asa de borboleta ancoradas nos pilares C, outro detalhe adicionado pelo diretor de cinema.
A traseira exibia uma elegante caída que fundia com o teto, o que seria a tampa do porta-malas e parte do para-choque em uma só peça. A cobertura traseira inclui saídas de ar para refrigerar o desconhecido motor que o impulsionava (na época não se contemplava um futuro onde o carro elétrico seria a única opção viável), assim como duas lanternas de LED sobre outras saídas de ar laterais e um para-choque carenado. O protótipo era acabado em uma elegante pintura prata metalizada que realçava suas linhas futuristas.
O interior também foi completamente confeccionado para que aparecesse nas cenas onde o detetive Del Spooner (Will Smith) conduzia o carro. Assim, o habitáculo incluía um par de bancos muito esportivos, um console central minimalista e um avançado cockpit. Nele, um volante com a parte inferior plana e uma seção superior cortada (como o volante da Tesla que tanto está dando o que falar) dá lugar a um quadro de instrumentos totalmente digital. Lembrando que há 17 anos, estes componentes do interior que agora parecem habituais, na época não eram, e somente os protótipos podiam adiantar estas tecnologias.
Finalmente, o Audi RSQ Concept viu a luz pela primeira vez no Salão de New York, celebrado em abril de 2004. A resposta dos visitantes do evento foi muito positiva. No entanto, um ano antes, a marca de Ingolstadt havia apresentado o protótipo Audi Le Mans quattro Concept. Embora tenha sido este o veículo que adiantou aquela que acabaria sendo a primeira geração do Audi R8, o RSQ Concept criou expectativa em torno de um carro que poderia ser uma realidade e que acabou chegando ao mercado no ano de 2006.