AUDI SPHERE: TRÊS CONCEPT CARS ELÉTRICOS DO PROJETO ARTEMIS

A Audi encontra-se a quatro anos e meio de iniciar uma nova era. A partir de 2026, os novos modelos que chegarem à linha não serão a combustão, porém todos elétricos, mas conviverão com os mais tradicionais até pouco além de 2030. A marca dos quatro aros já trabalha nesta transformação à mobilidade sustentável mais pura há pouco mais de um ano, com o projeto Artemis.
No entanto, o projeto Artemis não se centrará em um só modelo, mas em três. Pelo menos por enquanto, e isso foi confirmado por Marc Lichte, o designer chefe da Audi em seu perfil profissional do LinkedIn, posando junto a Henrik Wenders, diretor da Audi na Europa, em uma sala junto aos três concept cars cobertos por uma lona. Os ‘Grand Sphere’, ‘Sky Sphere’ e ‘Urban Sphere’ são os três primeiros modelos dessa nova era.
O primeiro é um dos mais exclusivos, e espera-se que o ‘Grand Sphere’ seja o primeiro a chegar em 2024. Seu nome sugere um modelo de grandes proporções como o ‘Landjet’, como é conhecido atualmente o substituto do Audi A8. Base para equivalentes de marcas mais luxuosas e concebido especialmente para se curtir grandes viagens com um muito conforto. As linhas principais do perfil mostram saliências curtas, uma ampla distância entre-eixos e uma traseira muito esportiva, um certo estilo Shooting Brake.
A segunda proposta recebe o nome de ‘Sky Sphere’ e reproduz um design muito mais afilado e esportivo, o que antecipa o esperado esportivo de gama alta que estava previsto como Audi A9. O perfil sugere um autêntico Gran Turismo, com um longo capô, um habitáculo atrasado e apenas duas portas, e no qual se destacarão funções de condução autônoma avançadas.
O terceiro é o ‘Urban Sphere’, o adiantamento de um crossover com um design mais familiar, de saliências muito curtas e calçado sobre rodas que elevam a altura da carroceria em relação ao solo como um SUV. Embora a Audi incluísse o conceito ‘Urban’ em seu nome, e diz que ele oferecerá um grande espaço interior, por enquanto se desconhece realmente em qual segmento se posicionará. Saberemos em setembro, quando abrirá as portas o primeiro Salão de Munich, o IAA 2021.