AUDI SPORT CONFIRMA A TERCEIRA GERAÇÃO DO R8 APONTANDO PARA UM HÍBRIDO

O futuro do Audi R8 parece nublar-se cada vez mais ou aclarar-se, dependendo do ângulo que se vê. A divisão esportiva da marca de Ingolstadt esteve estudando as possibilidades do modelo e concluiu que a melhor solução seria apostar em um sistema híbrido plug-in, embora também tenha deixado cair algumas ‘pérolas’ que terminam não esclarecendo completamente.
O futuro do Audi R8 é um dos temas mais quentes atualmente. No ano passado, não foram poucos os rumores sobre o modelo, inclusive chegaram até a ‘matá-lo’. Por sorte, a Audi Sport surgiu para assinalar que se trata de um dos modelos mais importantes em termos de vendas de sua oferta, confirmando uma nova geração. Quanto a isso, tudo o que gira ao seu redor continua sendo um mistério.
Se será elétrico ou híbrido, tampouco se sabe, embora esta última tecnologia não havia sido considerada, somente a primeira. Mas em uma entrevista do diretor geral da Audi Sport, Oliver Hoffman, com os britânicos da Top Gear, o alemão deixa cair algumas questões interessantes: a primeira é que confirma taxativamente uma terceira geração do esportivo alemão, e a segunda é que a eletrificação será uma de suas senhas de identidade.
Hoffman salienta que a Audi tem os conhecimentos para um modelo elétrico, e que trabalham muito estreitamente com a divisão de competição no tema da propulsão, bateria e eletrônica de potência. Mas o grande problema é o peso, lidar com este fator é o grande objetivo, embora Hoffman também dissesse que estão trabalhando em um som ‘sintético’ que simule o do motor a combustão, por exemplo, na aceleração a fundo.
A verdade é que a Audi Sport vê a hibridação como a solução perfeita para atender as unidades destinadas à competição dos R8 LMS GT3 e R8 LMS GT4, além do que, um elétrico também significa elevar muito mais o preço. Além disso, o modelo atual não vendeu tão bem como a geração anterior precisamente por esta questão, o elevado preço e por ter somente a versão V10 disponível no modelo da Audi.
Em qualquer caso, Hoffman aponta que apostar no híbrido é uma das soluções más factíveis não incorrendo no peso do elétrico. Mas, tendo em conta estas declarações, também soltou a pérola definitiva: o modelo continuará sendo fabricado nas instalações da Audi Sport em Neckarsulm, a mesma planta onde será fabricado e-tron GT, e que compartilhará a plataforma J1 com o Porsche Taycan. Talvez uma cortina de fumaça.