AUDI SQ5 TDI 2021: ESPORTIVIDADE ATRAVÉS DE UM MOTOR DIESEL ELETRIFICADO

O novo Audi Q5, apresentado há apenas alguns meses, se radicaliza graças à chegada de uma versão de enfoque esportivo. Trata-se do novo Audi SQ5 TDI 2021, uma fórmula que a marca de Ingolstadt decidiu dar continuidade apesar da atualização de meio ciclo de vida sofrida por esta geração do seu bem-sucedido crossover.
Em 2012, quando o SQ5 TDI foi apresentado, se abria um novo capítulo na história da Audi. O motivo é que acabava de chegar o primeiro modelo da família S com um motor diesel. Agora, com este facelift, o crossover se atualiza em termos de design, tecnologia e mecânica.
O SUV alemão se apresenta agora com uma imagem renovada, basta dar uma rápida olhada nas imagens. As aletas verticais se destacam nas grandes entradas de ar que podemos encontrar no para-choque dianteiro. Agora, não podemos ignorar a grade octogonal Singleframe em sua versão específica para os modelos S.
O novo SQ5 TDI está equipado de série com faróis Matrix LED com luzes altas automáticas e intermitentes dinâmicos. Na traseira, o para-choque apresenta uma inserção em alumínio fosco, e debaixo dela se encontra o difusor onde se integram perfeitamente as quatro saídas de escape cromadas e ovaladas.
A carroceria está disponível em nove cores, e de maneira opcional, se pode optar pelo pacote de estilo ‘black’. Também de maneira opcional se pode equipar lanternas traseiras com tecnologia OLED digital.
Com relação ao interior do novo SQ5 TDI, somos envolvidos por um ambiente onde se respira luxo e esportividade. O interior apresenta um desenho na cor preto ou cinza escuro, onde as inserções de alumínio iluminadas nas soleiras das portas e que incluem o logotipo S dão as boas-vindas.
Cabe destacar os bancos esportivos com ajustes elétricos e o logotipo S gravado em relevo. São oferecidas três opções de estofamento. De série combinam couro natural e sintético. Opcionalmente podem equipar função de massagem e ventilação. Tanto os bancos como o volante têm as costuras em contraste. Além disso, o banco traseiro plus permite a regulagem longitudinal e a inclinação dos encostos também podem ser modificados.
A tela do sistema MMI touch com 10.1 polegadas se converte no centro nevrálgico do habitáculo. É o elemento central do sistema de infotainment MIB 3. Tampouco devemos ignorar o quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas, e de maneira opcional, se pode completar esta dotação tecnológica com um Head-Up Display (HUD). Outros detalhes de equipamento igualmente destacáveis são o carregador sem fios para dispositivos móveis compatíveis, equipamento de som Bang & Olufsen premium, rádio digital e acesso aos serviços digitais Car-to-X do Audi Connect.
Debaixo do capô do novo SQ5 TDI se encontra um motor diesel V6 de 3.0 litros TDI que desenvolve uma potência de 341 cv e 700 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades adaptada para oferecer mudanças de marchas mais rápidas e ao mesmo tempo suaves. Além disso, este crossover conta com um sistema de tração integral permanente quattro.
No que diz respeito ao modelo anterior, o motor dispõe de diversas melhorias para aumentar sua performance, ao mesmo tempo mantendo níveis de consumo e emissões moderados. Por exemplo, o turbo compressor conta agora com uma turbina menor e mais leve. Também traz consigo um intercooler indireto muito eficaz.
Agora, uma das chaves do novo SQ5 TDI é que o motor está eletrificado graças à tecnologia híbrida suave (Mild Hybrid) de 48 volts. Integra um alternador/motor de arranque (BAS) acionado por correia, uma bateria de íons de lítio e um conversor de 48/12 volts. Durante as fases de desaceleração este sistema é capaz de recuperar até 8 kW.
O sistema MHEV permite ao SQ5 avançar suavemente em modo de marcha por inércia com o motor apagado durante um máximo de 40 segundos. Quando se desloca dessa forma, a transmissão Tiptronic abre uma embreagem central para interromper o fluxo de potência. Esta tecnologia permite reduzir o consumo de combustível em até 0.7 litros a cada 100 quilômetros.
A propósito, o novo SQ5 TDI incorpora também um sistema de tratamento dos gases de escape baseado no funcionamento conjunto de dois conversores catalíticos SCR. Os dois contam com injeção de AdBlue. Graças à dosagem dupla, o novo SQ5 TDI cumpre com a norma ‘Euro 6d ISC-FCM AP’.
Com relação à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo SQ5 TDI acontecerá no primeiro trimestre de 2021. A produção em série será nas instalações que a Audi possui em San José Chiapa (México). Ali já é produzido o Audi Q5 para todo o mundo, assim, faz todo o sentido que esta versão esportiva também seja fabricada no mesmo centro de produção.