AUDI STEPPENWOLF CONCEPT: O TT ORIGINAL EM FORMATO DE CROSSOVER

Infelizmente o Audi TT está com os dias contados, mas há 20 anos a marca alemã inclusive planejou uma versão crossover do seu esportivo, uma ideia que, mesmo hoje, não seria nada irracional.
Nestes tempos em que os SUVs de todas as formas e tamanhos se apoderaram do mundo automobilístico, um TT de estilo aventureiro não só faria sentido, como possivelmente contaria com uma alta aceitação.
Batizado como Steppenwolf, o concept de três portas era baseado em grande parte no TT original e era montado com um teto rígido de fibra de carbono ou outro de tecido desmontável manualmente.
Assim como o primeiro TT continua tendo um aspecto estupendo depois de tantos anos, o Steppenwolf continua sendo muito agradável aos nossos olhos e poderia ser uma solução viável para um TT do futuro.
Com tração quattro de série, suspensão pneumática (quatro alturas diferentes) e uma generosa distância do solo, o protótipo era preparado para enfrentar terrenos abruptos enquanto transportava quatro pessoas.
Concebido como um carro aventureiro, utilizava uma versão do interior do TT, que segue parecendo atraente mesmo depois de quase duas décadas da sua apresentação, com a instrumentação analógica e uma tela central de pequeno tamanho.
Por sua parte, o motor era o conhecido bloco aspirado 3.2 V6 com 225 cv do Grupo Volkswagen, que era acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Uma combinação que agrada a qualquer aficionado pelos carros.
O Steppenwolf não foi a única tentativa da Audi em transformar o TT em um crossover, já que o TT Offroad Concept de 2014 seguia a mesma ideia. Pouco mais tarde, nesse mesmo ano, foi apresentado o TT Sportback Concept como um sedan, mas nenhum dos dois chegou à produção.