AUDI SUSPENDE AS VENDAS DO R8 E-TRON, MODELO QUE VINHA SENDO FABRICADO QUASE EM SEGREDO
De acordo com a publicação americana Car and Driver, a Audi suspendeu a produção do R8 e-tron, o que surpreende duplamente, já que estas são as primeiras informações que apontam que o esportivo elétrico realmente havia chegado à produção.
Foi em 2015 que a Audi confirmava que a versão elétrica do recém-apresentado R8 de segunda geração estaria disponível, embora somente sob pedido. Um procedimento que parece ter sido levado de uma maneira bastante discreta, já que a marca não anunciou nada a respeito durante esse tempo todo.
O sistema de vendas do R8 e-tron se baseava em redirecionar os clientes potenciais do concessionário para a própria marca, que era quem de uma maneira centralizada se encarregava de tudo.
O motivo da interrupção de sua fabricação se deve ao baixo número de unidades vendidas, que segundo a publicação, é inferior a 100 exemplares desde que foi colocado à venda. Número que não foi especificado, podendo ser tanto 10 como 90, mas que parece bastante baixo para a Audi.
O modelo, pelo pouco que sabemos por enquanto, foi vendido somente na Europa a um preço que superava o milhão de euros. Somando a isso a sua discreta comercialização, não é de estranhar que sua divulgação tenha sido realmente escassa, portanto, pouco rentável ou mesmo insustentável para a Audi, que, além disso, está imersa em numerosos projetos simultaneamente.
Pelo menos essa geração do R8 e-tron parece que chegou a ver a luz, e não como seu não nascido antecessor, que foi eliminado em 2012, antes inclusive, de que chegasse à produção.
O R8 e-tron atual se tornará certamente um modelo muito raro e muito bem cotado em breve. Conta com uma mecânica elétrica que produz 462 cv com um torque máximo de 920 Nm, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3.9 segundos com uma velocidade máxima de 250 km/h, e suas baterias lhe outorgam uma autonomia máxima de 450 quilômetros.