AUDI TAMBÉM ATUALIZA SEU LOGOTIPO
Que os fabricantes de automóveis estão atravessando um período de profunda transformação, com uma virada quase total para a eletricidade pura, é um fato mais ou menos generalizado.
E essas novas abordagens da mobilidade vão acompanhadas de novas ‘caras’, não só dos novos modelos propulsionados por sistemas livres de emissões, mas também dos novos logotipos que expressam a mudança de paradigma. E, à já por si só longa lista de mudanças de imagem corporativa, agora se soma a Audi, que com o restyling do Q8 e-tron mostrou um novo logotipo.
Os clássicos quatro aros ficam onde estão, é verdade, com o mesmo efeito bidimensional introduzido em 2016 para adaptar-se melhor ao mundo digital. A diferença é que, agora, essa solução chega à frente dos carros.
O objetivo, segundo afirmam a partir da Audi, é ter o mesmo logotipo em todas as áreas: desde os anúncios online e impressos até a comunicação interna, passando naturalmente por todos os modelos que chegam ao mercado.
Uma solução que, nos carros de rua, começou com o novo Audi Q8 e-tron. No SUV elétrico, os quatro aros dispensam qualquer acabamento cromado, apostando no branco dos aros e o fundo de vidro preto.
Um elemento característico que também pode ser iluminado, o que dá mais destaque ao logotipo, apesar de parecer ainda mais bidimensional.
“Acreditamos que encontramos o novo cromado”, disse o designer principal de iluminação da Audi, André Giorgi, sobre esta nova solução. O que fica claro é que entre a iluminação e este novo acabamento, os modelos da marca seguirão sendo facilmente reconhecíveis.
Além do logotipo, as letras dos novos Audi também serão alteradas, tornando-se uniformes em cada modelo. A tipografia escolhida é a denominada ‘Audi Type’, com gráficos claros e sóbrios. É claro, será usado para mostrar o nome do modelo em questão, mas não mais na parte traseira, como ocorre hoje em dia.
Na verdade, assim como acontece no Q8 e-tron, todas as letras estarão no pilar central: “Uma escolha respaldada pelo fato de que esta zona está sempre no campo de visão dos passageiros quando entram no habitáculo”, comentou Giorgi.