AUDI TERÁ SETE MODELOS SUV EM SUA LINHA ATÉ 2019
Os SUVs poderão representar cerca de 50% das vendas da Audi em um curto prazo, isso de acordo com Dietmar Voggenreiter, responsável por vendas e marketing da marca alemã, em uma entrevista ao pessoal da Automotive News. “Nenhum tipo de carro tem números com um crescimento tão significativo”, diz Voggenreiter. Talvez por isso, e como possuem somente quatro modelos desse tipo à disposição, em Ingolstadt o objetivo seja dar prioridade ao lançamento de mais modelos com esse tipo de carroceria, ainda mais que os principais concorrentes BMW (com cinco modelos) e Mercedes-Benz (com sete) parecem estar mais adiantados.
Para isso, até 2019 a linha de SUVs da Audi deverá ser composta por sete modelos. O primeiro a chegar será o SUV de topo Q8, previsto para o próximo ano, que será fabricado com base no concept híbrido plug-in exibido no Salão de Detroit, em janeiro. No entanto, a Audi apresentou um novo protótipo Q8 Sport no último Salão de Genebra, dotado de um sistema ‘mild hybrid’ de 48 volts, que abre espaço para uma versão do Q8. Também em 2018 surgirá o primeiro SUV elétrico e-tron da marca e em 2019 chegará o SUV coupe Q4, inspirado no TT Offroad Concept de 2014. Esses modelos se juntarão ao Q5 (cuja segunda geração acaba de ser lançada), Q3 (que será substituído em 2018) e Q2 (lançado em 2016).
Em 2016, os SUVs representaram um terço das vendas globais da marca alemã, com 622 mil unidades - com o Q5 sozinho equivalendo a 278.968 unidades - um crescimento geral de 33%. Entretanto, existem mercados onde esse tipo de modelo já se destaca, como os EUA, onde representa 47%, e a China, onde equivale a 40% dos modelos comercializados pela Audi.
No entanto, o lançamento de novos modelos esportivos RS parece estar entre as principais apostas da marca dos quatro aros. Citado pela Car and Driver, Stephan Winkelmann, o responsável pela divisão esportiva Audi Sport, diz que o Q3 poderá receber versões com as mesmas características para o topo da linha, como os Q5, Q7 e o futuro topo de linha Q8. De forma a facilitar o seu sucesso comercial, essas versões deverão contar com motores a gasolina. Além dos SUVs, está agendado o lançamento dos novos RS4 Avant e RS5 Sportback. Também está em desenvolvimento o próximo RS6 Avant, com lançamento previsto para 2019. O sucesso dos Allroad poderá também motivar a aposta em uma perua mais esportiva, especificamente para a Europa. Winkelmann adiantou ainda que o projeto Sport Quattro não é prioritário nesse momento.