AUDI TESTOU CAPACIDADES AUTÔNOMAS EM VIA PÚBLICA
A Audi levou até à Florida um A7 Sportback bastante especial, já que era um protótipo de testes que teve a honra de ser o primeiro modelo da marca a testar as capacidades autônomas em ambiente urbano. A Audi informa também que é o primeiro fabricante em todo o mundo a realizar este tipo de testes. O objetivo foi analisar o comportamento do sistema que permite ao automóvel conduzir-se a si próprio sem intervenção humana em situações de trânsito congestionado, com a Audi indicando que este é o primeiro passo para a futura integração de capacidades totalmente autônomas nos automóveis.
Tendo por base a informação colhida através de 22 sensores ao redor do carro, uma unidade central localizada junto ao porta-malas e que é responsável pelo armazenamento e análise dos dados, cria uma imagem constante do ambiente ao redor do automóvel, para depois, com base na reconstituição do meio envolvente, o modelo autônomo passa a situar-se e relacionar-se com outros usuários da via.
Com capacidade para acelerar, frear e mudar de direção sem qualquer intervenção humana, o sistema tem a capacidade de reagir sozinho sempre tendo atenção no posicionamento dos outros usuários da via. A Audi informa também que quando o trânsito volta a fluir e o automóvel supera os 60 km/h, o sistema desliga-se sozinho, embora consiga frear o automóvel caso não obtenha nenhuma resposta do condutor.