AUDI TT OPEN SKY CONCEPT: A VERSÃO TARGA DO ESPORTIVO ALEMÃO QUE NUNCA CHEGOU

Já sabemos que dificilmente o Audi TT verá uma nova geração dentro de alguns anos, de modo que ficamos chateados com isso e decidimos lembrar sua primeira geração, e mais concretamente um protótipo que poucos se lembrarão.
Trata-se do Audi TT Open Sky, um concept que foi apresentado no Salão de Frankfurt 2001, poucos dias depois dos trágicos acontecimentos de 11 de setembro. Em essência, falamos da versão targa do esportivo alemão. Baseado no ‘Tourist Trophy’ original, foi desenvolvido pela Magna Steyr com a aprovação da Audi e combinava o melhor dos modelos coupe (o perfil e a proteção) e roadster (a possibilidade de viajar sem capota).
Este modelo contava com um teto duro formado por duas peças desmontáveis de forma manual, que eram guardadas no compartimento de carga. Estes dois módulos eram elaborados com um composto de fibra de vidro.
O comunicado de imprensa original falava de um “sofisticado dispositivo” no porta-malas para mover esse teto. Ao apertar um botão localizado no interior do veículo, se ativava um dispositivo que fazia saltar as duas metades, enquanto que ao apertá-lo mais uma vez, se baixava o espaço do piso de carga.
A Magna Steyr (e não a Audi) foi a encarregada do desenvolvimento do TT Open Sky porque a primeira geração do esportivo alemão foi projetado por esta empresa que fabrica automóveis de várias marcas e tem sua sede em Graz, na Áustria.
Em outras palavras, a Magna Steyr conhecia os meandros do modelo por ter desenvolvido o coupe e o roadster a partir do zero, assim, não havia uma melhor escolha para criar a versão targa.
Infelizmente nunca chegou ao mercado, embora pudesse ser considerada uma opção bastante viável. Talvez muito investimento para um carro de nicho. Nunca vamos saber.