BAJAJ QUTE: ESTE É O ‘CARRO’ MAIS BARATO DO MUNDO

A mobilidade motorizada começa com bicicletas e patinetes elétricos, e continua com motocicletas, veículos leves e automóveis.
O veículo que aparece nas imagens chama-se Bajaj Qute, um modelo procedente da Índia do qual se diz que é o carro mais barato do mundo, embora não possamos considerá-lo um carro como tal, já que está a meio caminho entre um quadriciclo leve e um carro de passeio.
Pequeno e muito barato, o Bajaj Qute chegou ao mercado indiano no ano de 2013 para substituir os clássicos ‘rickshaws’, microtaxis de tração humana, nas populosas cidades do país asiático. A Bajaj é um fabricante conhecido no mundo das duas rodas e dos ‘rickshaws’ (uma espécie de carro de duas rodas puxado por uma pessoa).
De acordo com a própria marca, o Qute é “o primeiro auto táxi da Índia”, embora esteja catalogado como um quadriciclo. Pelo menos seus ocupantes podem proteger-se das inclemências do tempo, já que como podemos ver, o veículo é encarroçado.
O Bajaj Qute pesa cerca de 400 quilos e mede 2.75 metros de comprimento, 1.31 de largura e 1.65 de altura, de modo que estamos falando de um veículo um pouco mais comprido que o Citroën AMI (2.41 m) ou um Smart Fortwo (2.70 m).
O motor, instalado na parte traseira (na frente há um pequeno porta-malas), é um monocilíndrico a gasolina de 217 cm3, com uma potência de 20 cv, que pode funcionar também com GLP (gás liquefeito de petróleo) e GNC (gás natural comprimido). Em relação à transmissão, trata-se de uma caixa robotizada de 5 velocidades.
Portanto, não podemos esperar um grande desempenho, sobretudo com o carro carregado, já que segundo o fabricante, o Qute pode alcançar 70 km/h. Agora, o consumo de combustível anunciado é muito baixo, de entre 34.5 e 43.5 km/l.
Sua principal vantagem é o preço, no início cerca de 10.800 reais ao câmbio de hoje e agora entre 17.000 e 18.000 reais, embora seu calcanhar de Aquiles seja a segurança, já que não inclui airbags nem nenhum tipo de sistema de segurança ou de assistência.