BAOJUN KIWI EV: UM FUTURISTA PROTÓTIPO DE SALÃO ELÉTRICO LEVADO ÀS RUAS

Em meados do ano passado, esta marca chinesa pertencente à General Motors apresentou um de seus modelos mais característicos e peculiares, o Baojun E300, um pequeno utilitário elétrico puro que contava com uma das estéticas mais chamativas do segmento, pois basicamente parecia um concept ou protótipo de salão devido à sua peculiar figura.
Este modelo elétrico estava disponível em duas versões de carroceria, E300 e E300 Plus, com dois comprimentos diferentes e duas opções de baterias. Mas parece que seu atraente design não era suficiente e por isso a empresa decidiu refrescar ligeiramente o modelo, embora a verdade seja que à primeira vista nem pareça.
Assim como fez com o Baojun RC-5W, esta marca, pertencente à joint-venture formada entre General Motors, SAIC e Wuling, decidiu retocar ligeiramente a oferta do seu pequeno utilitário elétrico, adicionando alguns detalhes de design, materiais mais chamativos e de estética mais atual, além de tratar de dar-lhe uma nova personalidade com a estreia de um novo nome. De modo que o modelo passa a denominar-se Baojun Kiwi EV, abandonando, portanto, o sistema de nomenclaturas alfanumérico que a marca chinesa utilizava até agora.
A nível mecânico não foram confirmadas mudanças de nenhum tipo, assim como tampouco os relacionados com sua linha, de modo que podemos supor que o modelo segue contando com a mesma mecânica e as duas versões de carroceria, de 2.62 e 2.89 metros, ambas com um motor elétrico de 54 cv (40 kW) e 150 Nm de torque máximo, alimentado por um pack de baterias de 31.9 kWh. O que alterou foi o catálogo de cores e materiais do modelo.
Há poucos dias foram reveladas as diferentes opções cromáticas do utilitário, que estará disponível com 6 distintos esquemas de cores, todos eles combinando diferentes tons para conseguir atrativas configurações, tanto no exterior como no habitáculo. O resultado final segue sendo um modelo de design tremendamente chamativo, mais próprio de um protótipo de salão que de um econômico utilitário.