BAOJUN RS-5: A MARCA CHINESA DA GENERAL MOTORS ELEVA SUA APOSTA

Embora seja de longe a marca da General Motors que mais vende carros na China, a verdade é que as coisas não vão nada bem para a Baojun. Essa marca criada pela GM e seu sócio SAIC, fechou o ano passado de 2018 com uma queda nas suas vendas de 16%, com um total de 839.612 unidades contabilizadas. Até hoje o posicionamento da Baojun no mercado chinês esteve claro. A General Motors tratou de emular o êxito da Renault com a Dacia na Europa. Veículos acessíveis de qualidade e desempenho aceitável.
Parece que para a crescente classe média chinesa isso já não é suficiente e grande parte dos condutores da China estão apontando a outras marcas que ofereçam um plus de qualidade e, sobretudo, um equipamento tecnológico mais avançado. É aí onde aponta agora a Baojun que, apesar de continuar comercializando seus veículos acessíveis, também contará em sua linha com produtos de maior qualidade que serão diferenciados com um novo emblema.
O primeiro desses novos modelos que a Baojun se propôs a lançar ao mercado já é uma realidade e está pronto. Trata-se do novo Baojun RS-5, um SUV de dimensões compactas descrito pela própria marca como o primeiro de toda uma nova família de modelos. Significa o tiro de largada da nova estratégia que a marca chinesa seguirá e que descrevemos anteriormente.
Esteticamente o novo RS-5 adota a nova filosofia de design da Baojun. É verdade que lembra outros modelos como o Baojun 510 e o Baojun 530, mas apresenta certos traços diferenciadores. Em primeiro lugar aparece o novo emblema em forma de diamante na parte frontal do novo SUV, surgindo em um lugar estratégico da enorme grade que está ladeada por delgados faróis de tecnologia LED.
Na parte inferior, em ambas as extremidades do para-choque, se encontram os grupos ópticos principais. A personalização também terá um papel relevante na hora de se adquirir o novo Baojun RS-5. Como podemos ver nas imagens, será possível optar por um acabamento em dois tons para a carroceria com o teto e as carcaças dos espelhos retrovisores em contraste. O Baojun RS-5 mede 4.570 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.720 mm de altura.
Em relação ao habitáculo, somos envolvidos por um interior onde os acabamentos foram bem cuidados e transmite melhor qualidade que outros modelos da Baojun. O fabricante também dá uma ênfase especial para o fato de ter trabalhado para oferecer um perfeito isolamento acústico. Além disso, contará com um completo equipamento tecnológico, incluindo condução autônoma de nível 2, sistema de multimídia Banma e inúmeras opções conectividade.
Quanto à parte mecânica, debaixo do capô do Baojun RS-5 se esconde um motor a gasolina 1.5 turbo de 151 cv, que surge acoplado a uma transmissão automática CVT. A Baojun estará presente no Salão de Shanghai 2019, sendo o novo RS-5 sua grande novidade.