‘BELLE MACCHINE. DESIGN AUTOMOTIVO ITALIANO NA BMW’ - NOVA EXPOSIÇÃO NO MUSEU BMW A PARTIR DE JUNHO DE 2025 - DOLCE VITA ENCONTRA A ENGENHARIA ALEMÃ

Em 7 de junho, a exposição ‘Belle Macchine. Design Automotivo Italiano na BMW’ abrirá suas portas no Museu BMW. A Itália, conhecida por sua estética atemporal, sempre estabeleceu padrões no design de moda, interiores e produtos. Da mesma forma, os designers italianos também deixaram uma marca duradoura no setor automotivo. A mostra é dedicada à influência do design italiano na BMW e oferece uma retrospectiva emocionante sobre o desenvolvimento do design de carrocerias nas últimas décadas.
Desde a década de 1930, a BMW vem se inspirando na cultura italiana de design de carrocerias. A colaboração com renomados designers como Giorgetto Giugiaro, Giovanni Michelotti e Marcello Gandini deu origem a diversos ícones que impactaram a marca de maneira duradoura. “Através da influência italiana, a BMW une classe e elegância ao design automotivo com formas modernas e funcionalidade. A conexão entre o design italiano e a engenharia alemã impulsionou decisivamente a ascensão da BMW como fabricante premium”, afirmam Anna Schleypen e Klaus-Anton Altenbuchner, curadores da exposição.
A mostra ilustra esse desenvolvimento com inúmeros esboços do arquivo de design da BMW, peças de exposição e 23 veículos históricos, oferecendo uma visão fascinante da história do design da BMW.
Um passeio pela exposição
‘Belle Macchine. Design Automotivo Italiano na BMW’ se estende por cinco plataformas e rampas na icônica ‘taça’ do Museu BMW. A exposição começa com uma introdução geral ao mundo do design italiano, ilustrada com peças de moda e design de produto.
A influência de renomados estúdios de design na criação de carrocerias para a BMW ocupa grande parte da mostra. Assim, o carro-conceito BMW Garmisch, projetado por Marcello Gandini, representa um arquétipo do estilo italiano e contribuiu significativamente para o design das primeiras séries BMW 3 e 5 na década de 1970. Diversos veículos de produção exibidos, como o popular BMW 1800 TI/SA, demonstram como muitos modelos se beneficiaram com sucesso da influência estilística dos designers italianos.
Também se destaca a aquisição do fabricante de automóveis GLAS pela BMW com três veículos, incluindo o BMW 3000 V8, carinhosamente apelidado de ‘Glaserati’.
Ao longo do percurso, são apresentadas peças únicas de design, como o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupé, o BMW 2800 GTS Frua ou o BMW Nazca M12, desenhado por Fabrizio Giugiaro. Esses modelos foram encomendados pela empresa como fontes de inspiração criativa ou apresentados pelos designers italianos em busca de colaborações com a BMW.
Nas rampas entre as plataformas, o público é conduzido por uma jornada visual que inclui, entre outras paradas, o lendário Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago de Como, o mais antigo concurso de elegância para automóveis históricos. Os esboços de design ali apresentados destacam a marca artística dos designers italianos.
O ponto alto e o encerramento da exposição são um modelo do BMW Vision Neue Klasse, sucessor contemporâneo da histórica ‘Neue Klasse’, influenciada pela Itália, bem como estudos de veículos especiais como o BMW M1 Hommage. Com isso, a BMW presta homenagem às conquistas dos designers italianos da época e interpreta sua própria história de design como fonte de inspiração para a busca contemporânea por novas formas.
Como destaque visual, a área da exposição é circundada por uma projeção de 360 graus nas paredes da ‘taça’ do museu, tematizando as obras do pintor italiano Giorgio de Chirico, que passou parte de seus estudos em Munich.