BIZZARRINI GIOTTO: MOTOR V12 ASPIRADO NATURALMENTE E DESIGN GIUGIARO

Aqueles que são entusiastas do automóvel, com certeza já ouviram falar em alguma ocasião da marca italiana Bizzarrini, fundada nos anos 60 do século passado por Giotto Bizzarrini, um engenheiro que antes havia trabalhado na Ferrari e Alfa Romeo, mas quis fabricar seus próprios esportivos de luxo.
Antes de montar sua marca de automóveis exclusivos, Bizzarrini trabalhou em projetos icônicos como o Ferrari F250 GTO e o famoso F250 GT SWB ‘Breadvan’, mas também colaborou no desenvolvimento do primeiro motor V12 da Lamborghini através de sua empresa Societa Autostar.
Antes de fundar sua empresa Societa Prototipi Bizzarrini (Bizzarrini S.p.A) em 1964, Giotto também trabalhou para a Iso Rivolta, e até o ano de 1969, quando Bizzarrini quebrou, a fábrica da empresa em Livorno, a 100 quilômetros a oeste de Firenze, na Itália, produziu em torno de 140 veículos.
Muitos anos depois, em 2020, a empresa Pegasus Brands adquiriu os direitos do nome Bizzarrini em uma tentativa de reviver a marca, lançando uma edição moderna do 5300 GT como modelo de ‘continuação’, mas limitado a somente 24 exclusivas unidades.
Agora, no entanto, a Bizzarrini mostrou um novo modelo, na verdade um superesportivo denominado Giotto, em homenagem ao fundador da marca, que foi projetado por Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio.
Como podemos ver nas imagens, trata-se de um supercarro com carroceria de fibra de carbono, que toma alguns traços do 5300 GT, segundo a própria empresa. Neste caso, no entanto, o motor está na posição central traseira, enquanto que no modelo dos anos 60 estava em posição dianteira.
O protagonista absoluto do carro, além da carroceria, é o motor V12 aspirado que esconde, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 8 velocidades. Por enquanto não foram fornecidos dados sobre o desempenho (serão divulgados mais adiante, ainda este ano), mas supomos que não lhe faltará potência, precisamente.
A empresa assegurou que o propulsor V12 é de desenvolvimento próprio e que o programa de testes do modelo começará em 2024, o que significa que o carro não chegará ao mercado antes do ano 2025, no mínimo.