BMW 328 HOMMAGE: CELEBRAVA O 75º ANIVERSÁRIO DO LENDÁRIO ROADSTER DE 1936

Em certas ocasiões, os fabricantes de automóveis decidem olhar ao passado para celebrar sua própria história, e de fato são muitas as marcas que oferecem modelos inspirados em clássicos, com certo sabor retro, como é o caso do Fiat 500, o MINI moderno e os futuros elétricos Renault 5 e Volkswagen ID. Buzz.
Houve uma época em que a BMW também quis prestar uma homenagem ao seu passado, concretamente entre os anos 2008 e 2016, com o lançamento de diversos protótipos apelidados de ‘Hommage’. Hoje, falamos de um destes carros: o BMW 328 Hommage de 2011.
Esse prototipo, mostrado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2011, foi criado para celebrar o 75º aniversário do modelo original, o BMW 328, um precioso esportivo roadster dos anos 30 que, em sua versão Touring Coupe, ostenta ainda o recorde de maior velocidade média na emblemática Mille Miglia, sendo considerado um dos carros de corridas de maior sucesso na época.
O BMW 328 Hommage exibe uma carroceria de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), e como os primeiros modelos experimentais dos anos 30, que estrearam em circuitos de corridas em 1936, não tem portas, mas soleiras altas que permitem o acesso ao habitáculo.
Destacam-se os rins verticais da grade frontal, como nos modelos clássicos da casa, grandes entradas de ar, curiosos faróis cruzados com fita, um estreito para-brisa assimétrico, rodas carenadas quase completamente e inclusive as quatro correias de couro que replicam as que eram utilizadas pelo 328 original para segurar seu capô dianteiro.
Por dentro surgem alguns detalhes também de CFRP, assim como elementos estofados em couro e molduras de alumínio polido fosco em estilo Piano Black, de tom preto brilhante. Ambos os lugares estão separados por uma espécie de coluna de CFRP, que envolve o piloto, e não faltam cintos de quatro pontos e um volante achatado em sua parte inferior.
Em geral, trata-se de um interior muito espartano, com um quadro de instrumentos formado por uma única esfera para o conta-giros, e com informação unicamente das temperaturas da água e do óleo, e pressão deste último. O melhor é que está incluído o chamado Tripmaster, instalado no painel, em frente do copiloto, que conta com dois telefones iPhone e suportes específicos.
O protótipo que aparece nas imagens foi apresentado com um motor de 3.0 litros e 6 cilindros em linha debaixo do capô, embora na época o fabricante não especificasse se era um bloco aspirado ou turbo alimentado, e também não forneceu cifras de potência, torque e desempenho.