BMW 530e M SPORT CHEGA AO BRASIL EM SUA VERSÃO DARK EDITION

Com foco na eletrificação de sua frota, a BMW do Brasil anuncia mais uma novidade na linha de modelos plug-in híbridos. O BMW 530e M Sport chega ao mercado brasileiro na versão Dark Edition, com preço sugerido de 425.950 reais. A nova proposta do sedan executivo esportivo vem com o design das rodas, acabamento externo, grades frontais, faróis e lanternas em preto, dando um apelo ainda mais ousado e esportivo ao modelo, combinado com faróis e lanternas que já possuíam acabamento escurecido.
O novo BMW 530e M Sport Dark Edition chega ao país no início de junho. O híbrido plug-in, símbolo da mobilidade eletrificada dentro da gama Série 5, vem equipado com motor elétrico e outro a combustão, que juntos entregam 292 cv de potência, além de contar com a função XtraBoost de 40 cv adicionais à potência combinada.
Fabricado em Dingolfing, Alemanha, o BMW 530e M Sport foi o primeiro veículo da marca a contar com a tecnologia Digital Key, que transforma o iPhone do usuário em uma chave digital para o automóvel. A BMW Digital Key para iPhone permite que os clientes abram o carro apenas usando o aparelho celular, trazendo muito mais comodidade e praticidade. A configuração da chave digital pode ser feita por intermédio do aplicativo BMW Connected, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas - inclusive no Apple Watch. A tecnologia possibilita ainda trancar e destrancar o automóvel e ligá-lo por intermédio do smartphone.
Equipado com dois propulsores que podem trabalhar tanto em conjunto quanto de maneira individual, a critério do condutor, o motor movido à gasolina é um exemplar quatro cilindros de 1.998 cm3, apto a entregar 184 cv (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 300 Nm de torque, de 1.350 a 3.700 rpm. Associado ao motor elétrico de última geração BMW eDrive, o conjunto entrega 292 cv e torque combinado de 420 Nm. Ambos os motores direcionam sua força para as rodas traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de 8 velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas (paddleshifts). Um recurso diferencial é o sistema XtraBoost, ativado por meio do modo Sport, que libera 40 cv adicionais à potência combinada dos motores elétrico e a combustão, mantendo essa potência máxima por dez segundos e entregando uma aceleração vigorosa, esportiva e precisa.
O modelo híbrido plug-in tem autonomia elétrica estimada utilizando as regras do ciclo WLTP (Ciclo harmonizado internacional) de até 56 km, 10 km a mais do que na versão anterior. Por estar posicionado sobre a transmissão, o motor elétrico está entre o motor a combustão e a transmissão, dispensando a necessidade de um conversor de torque e contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz. A bateria de alta voltagem, composta por células de íons de lítio, com capacidade total de 12 kWh bruta e capacidade líquida de 10.5 kWh, foi alocada a frente do eixo traseiro para proporcionar maior equilíbrio entre a carroceria, o tanque de combustível sobre o eixo traseiro e o porta-malas, que possui piso totalmente plano e capacidade total de 410 litros.
O Série 5 plug-in híbrido tem alguns dos mais avançados sistemas de condução semiautônomos da BMW, com destaque para o Driving Assistant Professional, sistema de condução semiautônoma que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Outros recursos de direção autônoma são o Parking Assistant Plus com BMW Drive Recorder, que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e sensores e realiza as manobras com máxima precisão, com economia de tempo e maior conforto ao condutor; e o BMW Live Cockpit Professional, que oferece ao usuário todas as informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas (display digital de 12.3 polegadas e o iDrive de 10.25 polegadas), além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais controle de voz.
Também conta com o BMW Intelligent Personal Assistant, sistema capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos por meio de ativação pela frase “Olá, BMW” ou qualquer outra que o usuário programe. Além disso, o sistema é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções. Outros diferenciais são o sistema de carregamento para smartphones sem fio (por indução) e os serviços disponíveis por intermédio do BMW ConnectedDrive, tais como BMW Teleservices, que notifica o condutor sobre eventual necessidade de serviço de manutenção baseado nas condições de uso; Chamada de Emergência Inteligente; Serviços ConnectedDrive com portal de notícias, clima e BMW apps (integração com smartphones Android e iOS - iPhone e iPads); além de Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.
O design esportivo, moderno e arrojado do BMW 530e traz uma grade curva com tiras verticais na cor azul e logotipos eDrive na curva da janela em estilo Hofmeister e nos acabamentos sobre a soleira da porta. O conjunto óptico é composto por um sistema avançado que integra faróis BMW Laserlight, faróis de neblina em LED e assistente de farol alto. Além disso, o sedan conta também com proteção acústica para pedestres chamada VSG - Vehicle Sound Generator, um dispositivo de segurança que gera um som artificialmente durante o uso do modo de condução elétrico até 30 km/h para que outros usuários possam ouvir o veículo.
O esportivo e arrojado sedan também possui teto solar panorâmico elétrico em cristal e acabamento externo BMW Individual em High-Gloss Shadow Line. O cliente pode escolher entre as cores Branco Alpino, Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Sophisto, Azul Mediterrâneo e Bluestone para a pintura externa e Couro Dakota Preto/Preto, Couro Dakota Preto com costura Azul/Preto, Couro Dakota Cognac/Preto ou Couro Dakota Night Blue/Preto para os revestimentos.