BMW 635 CSi BY CARLEX DESIGN: UM CLÁSSICO DE 1986 TRANSFORMADO EM UM EXÓTICO RESTOMOD

O BMW Série 6, disponível de 1976 até 1989, era um gran turismo com um nariz longo e pontiagudo, o que era curioso em um veículo atraente e com classe. O preparador polonês Carlex Design se encarrega agora do projeto de dar a este belo BMW um luxuoso interior muito mais bonito que aquele que a marca bávara podia oferecer de fábrica naquela época. A Carlex Design está construindo sete destes carros.
O primeiro exemplar terminado, que aparece nas imagens, é um 635 CSi de 1986 com carroceria em preto e um jogo de rodas multi-raio. A Carlex não altera o marcado estilo exterior do coupe clássico. De fato, os únicos elementos destacáveis são as insígnias e emblemas da empresa colocados no exterior.
A única alteração mecânica é uma suspensão revisada e a empresa não dá detalhes sobre as modificações, mas diz que a configuração é esportiva, sem chegar a ser extrema. Na Europa, um 635 CSi de 86 teria um motor de 3.5 litros e 6 cilindros em linha, com 218 ou 184 cv (versão com catalisador), e transmissão automática de 4 velocidades.
No habitáculo é onde a Carlex coloca a maior parte de sua atenção. A empresa utiliza um processo de pátina para o couro marrom que confere ao estofamento o aspecto profundo dos couros envelhecidos de forma natural. O material cobre partes dos bancos, o console central, o painel, os painéis das portas e os bancos traseiros.
O couro patinado aparece inclusive no quadro de instrumentos. A Carlex fabrica os números e os ponteiros em aço polido à mão.
Os bancos utilizam as armações originais, mas a Carlex utiliza uma espuma mais firme e compacta para as almofadas. A empresa afirma que os bancos são mais ergonômicos que as peças de fábrica.
A Carlex utiliza o rádio DAB Blaupunkt Bremen SQR 46, que parece um sistema de som clássico com reprodutor de cassetes, mas que na realidade tem uma conexão USB sob uma tampa e também é compatível com Bluetooth. A unidade mantém o aspecto do console central como se o carro fosse dos anos 80, ao mesmo tempo que oferece comodidades modernas.
Cada um destes Série 6 que passam pela oficina, requer 1.200 horas de trabalho e a grande parte desse tempo é dedicada a efetuar a pátina no couro. Como comparação, a Carlex afirma que um de seus modelos habituais implica 340 horas.