BMW APRESENTA A NOVA VERSÃO DO SISTEMA BMW iDRIVE

O BMW Group chegou à última fase de desenvolvimento do seu sistema BMW iDrive. Uma nova tela de início com funções claramente dispostas oferece uma maior facilidade de uso da tela curva BMW. Além disso, o conceito de seleção rápida ‘QuickSelect’ do sistema oferece uma estrutura de menus melhorada que se inspira nos dispositivos eletrônicos mais utilizados. O novo BMW iDrive desempenha um papel único na hora de oferecer uma experiência de condução centrada e segura, mostrando a informação correta no lugar adequado. O novo sistema BMW iDrive será introduzido de forma progressiva nos modelos atuais ao longo de 2023.
“Hoje em dia, o BMW iDrive é algo mais que um sistema de infotainment: é um mundo digital de experiências que permite que o condutor e o carro interatuem e troquem informações”, diz Stephan Durach, VP sênior de Connected Company e Operações Técnicas de Desenvolvimento do BMW Group. “Como dissemos no Consumer Electronics Show de Las Vegas em janeiro de 2023, estamos melhorando continuamente a experiência de usuário baseando-nos na mais recente tecnologia disponível”. Isso se traduz em uma oferta mais ampla de conteúdos digitais de informação e entretenimento, ciclos de atualização de funções mais curtos, uma maior informação sobre pontos de carga para veículos elétricos e um melhor acesso a uma grande quantidade de serviços online específicos.
Com sua nova interface e sua estrutura de menus otimizada, o sistema BMW iDrive se centrará ainda mais na interação intuitiva através do controle táctil e da linguagem natural. A tela curva BMW seguirá sendo o ponto de interação da experiência multissensorial do BMW iDrive.
A nova tela de início mostra as funções em um só nível e permite um acesso rápido
A nova geração do sistema BMW iDrive converte a tela de início da tela curva BMW em uma interface de usuário de visualização permanente. Aqui também podem ser mostrados a todo momento outros gráficos configuráveis individualmente como alternativa à vista do mapa do sistema de navegação.
O novo conceito ‘menu plano’ significa que todas as funções e informações relevantes são mostrados em um só nível, o que permite selecionar a função desejada sem ter que entrar primeiro em um sub-menu. Em seu lugar, aparecem widgets ao vivo em disposição vertical no lado do condutor da interface de usuário. Estes ícones podem ser selecionados mediante uma pressão com o dedo e também ser configurado individualmente. A função de seleção rápida ‘QuickSelect’ permite selecionar diretamente programas de entretenimento, listas de contatos e ajustes do veículo, iniciar a interação com o assistente pessoal inteligente BMW ‘BMW Intelligent Personal Assistant’ e ativar outras opções do menu, tudo isso mediante um toque. E uma vez escolhidos os ajustes pertinentes, basta tocar rapidamente o ícone de início situado na borda inferior da tela para voltar à tela de início.
BMW se inspira nos hábitos de uso atuais e oferece uma experiência de usuário que se ajusta aos altos padrões da marca
Deste modo, o conceito de utilização do novo BMW iDrive se ajusta aos hábitos de uso aos quais o usuário está acostumado nos dispositivos eletrônicos atuais. A nova estrutura plana dos menus faz com que a ativação de funções e ajustes seja muito mais rápida e simples. Ao mesmo tempo, o sistema contribui em grande parte para enriquecer a experiência de conduzir um BMW. O conteúdo digital, assim como a tela curva BMW, é projetado para melhorar a concentração do condutor, uma característica pela qual a BMW é conhecida. O sistema BMW iDrive proporciona a informação correta no lugar e no momento adequados.
Para garantir uma interação intuitiva durante a condução, a interface gráfica e a estrutura de menus apresentam um design desenvolvido pelo BMW Group Design que combina a limpeza com o espírito característico da marca. Como resultado, os clientes podem desfrutar a todo momento da típica experiência de usuário BMW.
Os sistemas operacionais BMW ID8.5 e BMW ID9 estabelecem as bases
O novo BMW iDrive com seleção rápida ‘QuickSelect’ é uma otimização do Sistema Operacional BMW ID8 que oferecem os modelos atuais da BMW equipados com a tela curva BMW, e se baseia nas unidades principais de infotainment de última geração, que também se encarregam do processamento gráfico.
O novo sistema operacional BMW ID8.5 será introduzido gradualmente em todas as linhas de modelos do segmento médio em diante da BMW. Seguirá sendo baseado no Linux e se combinará com a versão de maior tamanho da tela curva BMW.
Aproveitando o novo sistema operacional BMW ID9, está sendo desenvolvida uma experiência digital baseada no software Android Open Source Project específica para a tela curva BMW instalada nos modelos da classe compacta.
Passando por tocar, girar e pressionar para deslizar, tocar e utilizar a linguagem natural
Quando o sistema BMW iDrive foi lançado pela primeira vez em 2001 com o novo BMW Série 7, seu principal objetivo era utilizar uma tela e um elemento interativo para o maior número possível de funções, com a finalidade de reduzir o número de botões, comandos e telas. O controlador BMW iDrive adquiriu assim o status de dispositivo de controle universal tal e como imaginamos em um mouse de computador. Rolar e clicar em um escritório evoluiu para girar, deslizar e pressionar em um carro, de forma intuitiva e com o mínimo de distração na estrada.
Após cerca de 20 anos, a experiência digital do usuário está dominada pelos touchpads, as telas tácteis dos telefones móveis e os assistentes de voz. Deslizar, tocar e falar são os métodos mais comuns de interação. A funcionalidade da tela táctil da tela curva BMW e o diálogo através da linguagem natural representam a forma contemporânea de interação entre o ser humano e o carro.