BMW CONCEPT iX5 HYDROGEN PROTECTION VR6: O PRIMEIRO BLINDADO MOVIDO A CÉLULA DE HIDROGÊNIO
Não sabemos como será o futuro dos carros, se será elétrico, híbrido, de célula de combustível ou de outra tecnologia ainda a ser descoberta, o que sabemos é que os fabricantes não param de inovar e uma dessas inovações é o BMW Concept iX5 Hydrogen Protection VR6.
Trata-se de um modelo conceitual que atende as necessidades dos particulares e de quem requer uma proteção especial, ao mesmo tempo que estabelece novos padrões de sustentabilidade em seu segmento de veículos.
Com este concept car, o BMW Group traz à tona novamente a tecnologia da célula de combustível de hidrogênio para a mobilidade localmente livre de CO2 e mostra que é capaz de associar-se a um carro de segurança.
O BMW Group tem uma tradição de mais de 40 anos no desenvolvimento e na construção de veículos de segurança com diferentes níveis de proteção. O veículo base do novo concept é o BMW X5 Protection VR6.
Pode parecer algo pouco interessante, mas este modelo sem o sistema de hidrogênio tem um consumo de combustível combinado de 6.9 km/l (WLTP) e emissões de CO2 combinadas de 329 g/km (WLTP), com o sistema de hidrogênio a cifra é de 0 g/km.
Considerando que se trata do veículo de segurança mais vendido do mundo no segmento da classe de luxo dos Sports Activity Vehicles, o fato de convertê-lo em um modelo de hidrogênio com zero emissões, faz bastante sentido.
O modelo atende os requisitos da classe de resistência VR6, de acordo com os critérios de testes oficiais reconhecidos internacionalmente da Associação de Centros de Testes de Materiais e Estruturas Resistentes aos Ataques (VPAM). Seu habitáculo blindado oferece proteção contra os ataques com armas de fogo e cargas explosivas. O comportamento dinâmico superior característico do BMW, que facilita a fuga em situações potencialmente críticas, e sua discreta aparência são outros fatores fundamentais para garantir um nível de segurança especialmente alto.
Com um habitáculo blindado com peças moldadas em aço de alta resistência, vidros com proteção de 30 milímetros de espessura e uma vedação hermética dos vãos em zonas sensíveis, como as portas e a carroceria, assim como uma divisória blindada no porta-malas, o veículo pode resistir aos disparos da arma mais utilizada no mundo, o AK-47, e evitar a penetração de estilhaços de ataques com granadas de mão HG 85. O habitáculo blindado também pode suportar explosões laterais de até 15 kg de TNT equivalente a partir de uma distância de quatro metros.
A tecnologia de proteção pós-explosão dos vidros é particularmente eficaz para proteger contra os ataques secundários. Inclusive depois de uma explosão, todas as janelas permanecem em sua posição de construção, para que não ocorram folgas entre o vidro e a carroceria.