BMW CONTA A HISTÓRIA DO BMW M3 E30 JOHNNY CECOTTO EDITION
O BMW M3 é um dos carros mais emblemáticos da marca bávara. Este esportivo, com um grande currículo em competição, também serviu como base para a criação de diferentes edições especiais. Entre elas, o BMW M3 E30 Johnny Cecotto Edition é uma das mais populares, e agora o BMW Group Classic decidiu contar sua história através de um breve vídeo narrado por um convidado muito especial.
Johnny Alberto Cecotto Persello nasceu em Caracas, na Venezuela, no dia 26 de janeiro de 1956 e com apenas 19 anos já era campeão mundial de motociclismo na categoria de 350 cc. Isso o converteu no piloto mais jovem a conseguir o título e era considerado um prodígio das duas rodas. Com 24 anos, Cecotto decide dar o salto ao automobilismo, onde competiria em diferentes categorias, incluindo a Fórmula 1.
O piloto venezuelano se encontraria anos mais tarde competindo em diferentes séries de turismos ao redor do mundo. Com a BMW participou de várias temporadas, incluindo a DTM entre 1988 e 1992. Com a marca alemã, Cecotto pilotou o BMW M3 E30 e terminou como vice-campeão da DTM na temporada de 1990. Também obteve as respeitadas vitórias nas 24 Horas de Spa e Nürburgring com o M3.
Seu currículo bem que merecia um reconhecimento por parte da BMW, e a empresa prestou-lhe uma homenagem com uma edição especial do E30. Batizada como BMW M3 Johnny Cecotto Edition, a produção limitou-se a somente 505 unidades em todo o mundo. A edição limitada estava disponível nas três cores do M3 Evolution II: Azul Macao, Prata Nogaro e Vermelho Misano. Também equipava os para-choques e o aerofólio traseiro do Evolution II, um vidro vigia traseiro mais leve e rodas de 16 polegadas específicas.
O interior era equipado com acabamentos em couro e tecido, assim como uma placa no console central que indicava o número da série especial. A edição Johnny Cecotto do M3 E30 também foi a responsável por introduzir o motor S14 de 2.3 litros catalisado e 4 cilindros com 215 cv de potência. Veja o vídeo abaixo.