BMW E DAIMLER DESENVOLVERÃO TECNOLOGIAS DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA
Os dois gigantes alemães anunciaram esta semana que vão juntar forças para o desenvolvimento do automóvel autônomo.
A parceria anunciada será de longo prazo e terá o foco inicial no desenvolvimento de sistemas de ajuda à condução, estacionamento automático e condução autônoma em autoestrada de nível três e quatro. O objetivo desse projeto conjunto é levar toda essa tecnologia desenvolvida em conjunto para os veículos produzidos pelos dois fabricantes até o meio da próxima década.
Este é o segundo anúncio no mês de fevereiro de uma parceria entre o grupo BMW e a Daimler, depois de ter sido revelada uma joint-venture entre os dois grupos com o valor de 1 bilhão de euros, para o ‘car sharing’, carregamento elétrico e várias outras coisas, num esforço para combater empresas estabelecidas como a Uber.
Essa parceria não irá afetar os atuais programas de cada um dos fabricantes ou colaborações já existentes com parceiros tecnológicos, pelo que a BMW continuará com a ideia de oferecer em 2021 condução autônoma de nível 3 e a Mercedes-Benz manterá o plano de oferecer três carros autônomos no início da próxima década.
Na mente dos responsáveis do grupo BMW e da Daimler, essa união de recursos e o desenvolvimento de uma plataforma aberta, irá acelerar o desenvolvimento de ideias de uma forma muito mais célere que de maneira individual, abrindo a porta a mais pesquisa e desenvolvimento da autonomia no futuro.
Para Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW, “parcerias de longo prazo com plataformas flexíveis, adaptáveis e não exclusivas, são fundamentais para o avanço da industrialização da condução autônoma. Combinar o conhecimento de duas empresas irá potenciar a nossa força inovadora e acelerar a disseminação dessa tecnologia”.
Já Ola Kallenius, o futuro presidente e membro do Conselho de Administração da Daimler, sustentou que “a condução autônoma é uma das mais revolucionárias tendências para nós nos dias de hoje e por isso todo o grupo Daimler está trabalhando muito nessa área. Trabalhando com os parceiros certos, desejamos fazer significativos avanços na melhoria da performance dessa tecnologia e trazer mais segurança para a estrada”.