BMW i4 M: CRIANDO UM VERDADEIRO CARRO ESPORTIVO 100% ELÉTRICO

A BMW M deve adaptar-se aos novos tempos que correm. São tempos em que a eletrificação ganha terreno devido ao imparável auge da mobilidade sustentável. A divisão esportiva do fabricante bávaro é consciente disso e de uma maneira ou outra, acabará recorrendo às diferentes opções que há no mercado. Desde a micro hibridação (MHEV) até a eletrificação em seu máximo nível.
Agora, quanto à chegada ao mercado de um carro elétrico esportivo assinado pela BMW M, tudo indica que muito antes do que caberia esperar há apenas alguns meses. Markus Flasch, CEO da BMW M, confirmou que um dos próximos carros elétricos da BMW que chegarão ao mercado em um curto espaço de tempo contará com uma versão M de alto desempenho.
No âmbito da apresentação da nova geração do BMW M3 e do BMW M4 Coupe, Flasch confirmou vários aspectos dos mais relevantes deste roteiro que está em marcha. O primeiro carro elétrico da BMW M de produção em série estará baseado no BMW i4. Lembrando que o esperado i4 se encontra atualmente em desenvolvimento, mas o seu lançamento comercial será em menos de um ano.
O BMW i4 assentará as bases do primeiro BMW M 100% elétrico. Este modelo, antecipado na época através do BMW Concept i4, faz parte da ofensiva elétrica que a BMW realizará durante os próximos anos. Um lançamento que segue o rastro do novo BMW iX3 que recentemente iniciou sua jornada comercial. O i4 de produção chegará ao mercado no ano de 2021.
As palavras de Flasch ao ser perguntado sobre a ideia de ver um M elétrico foram muito reveladoras: “No ano que vem lançaremos nosso primeiro automóvel M com bateria elétrica. Estará baseado no i4. Estamos trabalhando em carros híbridos e 100% elétricos de alto desempenho, mas é muito cedo para revelar quais serão”.
Com relação ao aspecto do i4 assinado pela BMW M, se dermos uma olhada na imagem, podemos ver uma recreação do designer Avarvarii que adianta como será o design do BMW i4 M. Um modelo que, embora exiba os traços característicos dos modelos BMW i, também trará consigo detalhes próprios dos modelos BMW M. Cabe destacar o para-choque, os espelhos retrovisores externos, saias laterais e o spoiler dianteiro.
Se tomamos como referência o mencionado BMW Concept i4, surge uma parte mecânica mais que aceitável para um veículo que exiba o emblema M. Um motor elétrico de 390 kW (530 cv) alimentado por uma bateria de íons de lítio de 80 kWh que lhe permite homologar uma autonomia de até 600 quilômetros com base no ciclo WLTP.
O responsável máximo da BMW M destaca que ainda é necessário melhorar a tecnologia utilizada pelos carros elétricos: “Com relação à tecnologia elétrica de baterias de alto rendimento, ainda falta um pouco de tempo até que esteja pronta e possa equipar um automóvel de alto desempenho existente, como um M3 ou M4. Isso levará mais tempo, mas estamos trabalhando nisso”.
Segundo comentou Flasch, não se trata só de potência e capacidade de aceleração: “Não se trata somente de potência e desempenho longitudinal. Em relação à direção e à dinâmica lateral, esta é a grande pergunta. O som, é claro, é outro. Isso é algo que temos ciência, para criar a sensação específica da BMW M, mas antes de mais nada, a pergunta mais importante a responder é como manejar o peso de um automóvel elétrico a bateria e ainda oferecer um estilo e dinâmica específica da BMW M”.
A produção do BMW i4 terá início em 2021 na fábrica do Grupo BMW em Munich (Alemanha).