BMW i5 INICIA SEU TESTE DINÂMICO DE VERÃO

O processo de desenvolvimento de produção em série do primeiro BMW i5 da história entra em sua reta final com o ajuste dos seus sistemas de controle de suspensão e assistência ao condutor. Apenas algumas semanas antes de sua apresentação mundial está claro que a versão totalmente elétrica do novo BMW Série 5 sedan oferecerá uma experiência de condução excepcional, assim como todas as demais versões. O inovador sistema de gestão dinâmica vertical eleva a um nível ainda mais alto o equilíbrio entre potência esportiva e comodidade de condução, pelo qual o BMW Série 5 sempre se caracterizou. Além disso, a capacidade de condução automática do automóvel também adquiriu uma nova dimensão com o Highway Assistant, que controla a distância com o veículo que vai à frente, realiza os ajustes de direção e muda de faixa pela primeira vez através da ativação ocular.
Ao longo de mais de um ano, o BMW i5 superou um programa de testes muito variado, das superfícies cobertas de neve e gelo do centro de testes de inverno de Arjeplog (Suécia) até regiões com condições extremas de calor e aridez, conduzindo em cidades e em estradas rurais, em autoestradas e pistas de testes cuidadosamente selecionadas. O trabalho final de ajuste de todos os componentes envolvidos na experiência de condução foi realizado na pista de testes do Grupo BMW nos arredores de Miramas, no sul da França. Isso incluiu garantir que o circuito integral de aquecimento e refrigeração com função de bomba de calor para o sistema de transmissão, a bateria de alta voltagem e o interior do BMW i5 possam ser controlados conforme necessário a todo momento. A capacidade de gestão preditiva do calor da bateria de alta voltagem abre o caminho para uma carga rápida e eficiente nas estações de carga rápida de corrente contínua.
Os sistemas de suspensão especialmente ajustados maximizam o conforto e o dinamismo
A tecnologia do sistema de propulsão flexível oferecida pela nova linha do BMW Série 5, agora permite aos clientes escolher entre os motores a combustão interna convencionais, as soluções híbridas plug-in e os sistemas de propulsão totalmente elétricos, provocando grandes variações no peso do veículo. Tendo isso em conta, o ajuste específico do chassi, caso por caso, e a aplicação correspondente de todos os sistemas de controle oferecem o prazer de conduzir característico da BMW, independentemente do conceito de condução utilizado.
Como versão topo de linha, o BMW i5 M60 xDrive vem equipado de série com o Adaptive Suspension Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente. Este sistema de suspensão também pode ser especificado como opcional para o BMW i5 eDrive40. Graças a uma forma inovadora do BMW Vertical Dynamics Management, é oferecido um aumento notável do desempenho esportivo combinado com um nível de conforto de condução que também representa um claro passo adiante com relação ao de seu antecessor.
A versão mais recente do sistema Vertical Dynamics Management da BMW, agora em sua nona geração, faz sua estreia no novo BMW Série 5 sedan. Esta tecnologia se baseia em uma lógica de controle recentemente desenvolvida e amplamente conectada em rede, e leva em conta todas as variáveis de entrada disponíveis, como a velocidade das rodas, o ângulo de direção, a velocidade de guinada e a aceleração, para estabelecer as forças de amortecimento ideais. O sistema já não calcula as forças de amortecimento necessárias através de modelos matemáticos, mas favorece o cálculo físico dos dados sobre as condições de condução atuais. Isso garante um controle da carroceria claramente definido e uma resposta precisa da suspensão em cada situação de condução.
A Suspensão Adaptativa Profissional é oferecida para todas as versões do novo BMW Série 5 sedan (de série ou opcionalmente, conforme o modelo), o que garante o prazer de conduzir habitual da BMW. Portanto, a nova geração do sedan executivo combina um conforto de condução próximo aos níveis do BMW Série 7 com a agilidade esportiva que caracteriza o BMW Série 3.
Uma nova experiência de condução automatizada: Highway Assistant e mudança de faixa automática com ativação ocular
O novo BMW Série 5 sedan também eleva o nível em seu segmento com sua ampla gama de sistemas para condução e estacionamento automatizados. As câmeras de alta resolução, os sensores de radar de alta precisão e as unidades de controle de ferramentas tecnológicas mais recentes do Grupo BMW, além de um aplicativo de software aperfeiçoado ao longo de incontáveis quilômetros de testes, proporcionam os ingredientes para uma experiência de condução automatizada com elementos inovadores que melhoram ainda mais a segurança e o conforto.
Nos Estados Unidos e Canadá, e agora também na Alemanha, o assistente de condução profissional disponível como opcional para o novo BMW Série 5 inclui o Highway Assistant, que pode ser utilizado em velocidades de até 130 km/h. Uma vez ativado, o sistema se encarrega do controle da distância e das entradas de direção necessárias para o controle de faixa, de modo que o condutor pode manter as mãos em uma posição confortável e concentrar-se por completo em inspecionar a área em torno do veículo e a situação do tráfego em questão.
Uma câmera interna ajuda a monitorar o nível de alerta do condutor e também permite outra inovação: pela primeira vez no mundo, a mudança automática de faixa - incluída como parte do Assistente de Condução Profissional e Assistente de Autoestrada - do novo BMW Série 5 sedan pode ser controlada através da ativação ocular. Esta inovação dá como resultado um novo nível de interação entre o ser humano e o automóvel. Ao olhar pelo retrovisor externo, o automóvel deve iniciar o processo de mudança de faixa e realizar os movimentos de direção e os ajustes de velocidade necessários em velocidades de até 130 km/h, uma vez que o condutor tenha confirmado que quer fazê-lo e a situação do tráfego permita. O gesto puramente visual complementa o uso anterior da alavanca indicadora de pisca ou intermitente, que também está disponível como alternativa.
A produção do novo BMW Série 5 de oitava geração começará no verão europeu de 2023 na planta do Grupo BMW em Dingolfing, na Baviera. O lançamento do automóvel no mercado terá início em outubro de 2023.