BMW i5, MAIS DETALHES SOBRE O PRÓXIMO CONCORRENTE DO TESLA MODEL S
Desde a sua chegada, a serie ‘i’ da BMW surpreendeu a todos com seu aspecto futurista e esbanjando tecnologia. A família conta somente com dois integrantes, o BMW i3 e o BMW i8, os dois veículos com enfoques muito diferentes. Nos próximos anos a marca alemã poderá ampliar a linha com o lançamento do BMW i5.
O novo modelo deverá ser um sedan, uma grande aposta se levarmos em conta que é a carroceria preferida em mercados como o da China ou dos Estados Unidos. De comprimento se aproximaria do i8 e o objetivo principal seria fazê-lo mais espaçoso que o Série 3 aumentando a distancia entre-eixos. A BMW também quer um porta-malas amplo, apesar de que o motor elétrico será situado entre as rodas traseiras.
O BMW i5 será vendido em duas configurações, uma puramente elétrica e a outra híbrida plug-in. Na versão elétrica se espera que o motor montado na traseira alcance os 225 cv e que seja ajudado por outro motor na parte dianteira com 135 cv. Para a versão híbrida plug-in o motor elétrico traseiro produzirá 275 cv e será combinado com um motor a combustão de três ou quatro cilindros acionando o eixo dianteiro. Em ambos os casos o veículo contará com tração total.
Igualmente aos seus ‘irmãos’, o modelo receberá grandes doses de fibra de carbono para aliviar seu peso. Na realidade, os engenheiros fixaram o objetivo de que não supere os 1.564 kg. O que se propõe com esse modelo é que fique situado entre o pequeno i3 e o ostensivo i8. O i5 pretende ser um sedan de quatro lugares elétrico e com um preço que não seja exorbitante, um rival perfeito para o Tesla Model S.
Ainda que nada disso esteja confirmado, o BMW i5 poderá começar a ser produzido em 2019 na fábrica de Leizpig, onde já são fabricados os outros dois modelos ‘i’. O novo modelo poderá ser um sucesso no mercado levando em conta sua configuração e a realidade de que os outros dois ‘i’ não vão nada mal. O BMW i3 tem vendido muito bem nos Estados Unidos e inclusive é possível comprá-lo através do Amazon, e por seu lado o BMW i8 teve que dobrar sua produção devido a alta demanda.