BMW iNEXT: O SUV ALEMÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO

Nem é preciso dizer que o setor dos SUVs é um dos mais bem-sucedidos dos últimos anos e sua popularidade parece não ter fim. A próxima evolução para este grupo aponta diretamente para as tecnologias de propulsão elétrica, às ajudas à condução e à conectividade, assim como conseguir níveis de condução autônoma bastante elevados. A Mercedes-Benz e a Audi já puseram mãos à obra com os EQC e e-tron, de modo que o terceiro alemão não tem outro remédio que fazer o mesmo. É claro, estamos falando da BMW.
Para poder combater diretamente os seus rivais, a marca de Munich está trabalhando lentamente em um produto garantido, um SUV elétrico que levará todos os holofotes quando for apresentado de forma definitiva, embora para isso ainda tenhamos que aguardar um pouco mais.
Seu nome por enquanto é BMW iNEXT, embora já se fale de uma possível denominação definitiva como BMW i5. O que fica claro é que seu longo desenvolvimento segue avançando, e já o levou pelas frias pistas de testes da Suécia, onde a BMW tem sua pista particular de testes de inverno, até pelas abrasivas e quentes pistas de terra no deserto de Kalahari na África do Sul. Agora, este modelo volta a aparecer em um cenário muito mais convencional, Munich, e despojando-se um pouco mais de sua camuflagem, como mostram as últimas imagens dos fotógrafos de plantão.
Embora este exemplar conte com um pouco menos de camuflagem que outros protótipos flagrados em outras ocasiões, ainda há muitos detalhes que continuam ocultos. No entanto sua parte frontal já se mostra mais clara, com seus faróis de produção instalados e uma grade de duplo rim que já aparece e que terá um formato vertical como os últimos modelos da empresa. A parte traseira também já parece contar com suas lanternas definitivas, embora praticamente cobertas totalmente pela camuflagem.
O que não pode ser ocultado são suas generosas dimensões e um desenho de carroceria que, ao contrário do iX3, será diferente ao de qualquer modelo atual da BMW. Com um estilo dinâmico, mas que ao mesmo tempo contará com uma imponente frente e um musculoso capô que dá continuidade às formas da grade de duplo rim.
Baseado no iNEXT Concept, o novo produto que está sendo desenvolvido pela marca alemã vem sendo ajustado em meio a climas mais severos e com temperaturas extremas tanto no frio como no calor.
Além dos seus habituais testes na Suécia, o BMW iNEXT também foi levado a seus limites na África do Sul, em pistas de terra no deserto do Kalahari, onde o calor extremo, a radiação solar e a formação de poeira testam os limites deste crossover ecológico do futuro.
Estes testes em climas quentes, que como já sabemos não costumam fazer muito bem nem à autonomia de um smartphone, permitem comprovar o bom funcionamento do sistema de esfriamento da bateria, o motor elétrico e a eletrônica em geral do veículo. Também se testa o ar condicionado, que funciona através da tecnologia de bomba térmica, seu sistema de controle e outros componentes do carro.
O objetivo destes extensos testes no calor é comprovar que todos estes sistemas elétricos e materiais interiores sejam capazes de manter uma temperatura estável, evitando o surgimento de ruídos. Os trechos off-road de cascalho do Kalahari também permitem comprovar o completo isolamento do habitáculo diante das condições do exterior, evitando assim que o pó e a areia possam entrar pelas portas ou entrar debaixo do capô.
Os testes realizados pela BMW no Círculo Polar Ártico, no centro de testes de inverno do BMW Group en Arjeplog, Suécia, permitem realizar ensaios similares nos quais a marca comprova e otimiza o bom funcionamento de todos os elementos do chassi, suspensão e transmissão nas condições climáticas extremas.
Um aspecto a ser considerado, especialmente em carros elétricos é que o frio compromete o bom funcionamento do motor elétrico, a bateria e o sistema de refrigeração. Com o foco na tecnologia eDrive os engenheiros analisam como as temperaturas abaixo de zero afetam a recarga do sistema de armazenamento de energia, como se fornece essa energia ao motor elétrico e como respondem outros sistemas, seja o aquecimento ou o ar condicionado.
Estes testes também avaliam a transmissão e os sistemas de regulagem da suspensão. Trata-se de um lugar ideal para comprovar o bom funcionamento do seu sistema inteligente de tração total, desenvolvido especificamente para funcionar com potência elétrica, e do DSC (Dynamic Stability Control), assim como a própria direção e o sistema de freios para que funcionem em qualquer situação.
Contudo, ainda desconhecemos os números do seu motor elétrico, embora sejam bem mais comedidos que no concept e algumas fontes apontavam que poderia alcançar os 800 cv, enquanto que sua autonomia rondará os 600 km segundo confirmou previamente a BMW.
Além disso, contará com a última tecnologia de bordo da BMW, incluindo um sistema de condução autônoma de Nível 3, que permitirá inclusive que o carro possa ser conduzido sem a necessidade de que o condutor ponha as mãos no volante, isso sempre que as condições da estrada permitirem. Na verdade, o objetivo da marca bávara é tornar este iNEXT, que poderá receber o nome definitivo de BMW i5, no carro-chefe da tecnologia autônoma dentro do BMW Group.
A versão de produção em série do BMW iNEXT será fabricada na planta da BMW em Dingolfing, na Alemanha, a partir de 2021.