BMW iX1: UM NOVO SUV COMPACTO 100% ELÉTRICO CARREGADO DE TECNOLOGIA

A espera acabou, o novo BMW X1 já é uma realidade. O SUV compacto da BMW estreia a terceira geração. Uma mudança de geração que traz consigo inúmeras e importantes novidades. São novidades que vão além de uma simples renovação estética e tecnológica. O fabricante alemão revelou de maneira paralela a sua esperada versão 100% elétrica, o novo BMW iX1.
A BMW incorpora à sua crescente família de veículos elétricos um crossover de dimensões compactas que está destinado a desempenhar um papel de destaque. O novo iX1 compartilha design e tecnologias com o novo X1 térmico. No entanto, se destaca do resto da linha graças ao seu sistema de propulsão totalmente elétrico a bateria. Um sistema de propulsão que oferece uma autonomia que supera os 400 quilômetros.
Uma das chaves principais do design exterior do novo iX1 é que não busca oferecer uma imagem excessivamente futurista. É um modelo que emana diretamente do novo X1 e, embora exiba alguns traços distintivos para realçar sua condição de carro elétrico, se integra perfeitamente na linha do crossover térmico. Mas conta com alguns traços específicos.
A BMW optou por dotar diversos componentes do exterior de um acabamento Azul BMW i. São detalhes de design que estão presentes na frente, lateral e na traseira. Cabe destacar a grade com os característicos rins e os faróis com tecnologia Matrix LED. Além disso, estão disponíveis rodas de liga leve de até 20 polegadas. De série calça rodas de 17 polegadas.
Quanto ao interior do novo iX1, a marca seguiu a mesma estratégia e não há surpresas em relação ao novo X1. O sistema BMW Curved Display é o centro nevrálgico do habitáculo com um quadro de instrumentos digital e uma tela de generosas dimensões para o sistema de infotainment. Ambos os componentes podem ser combinados com um Head-Up Display.
O novo BMW iX1 2023 mede 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.642 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.723 mm. O porta-malas pode acomodar entre 490 e 1.495 litros em sua capacidade máxima.
O sistema operacional BMW 8 e o BMW Live Cockpit Plus fazem parte da dotação de série, assim como o climatizador automático bizona e o volante esportivo multifuncional com regulagens de altura e profundidade. Outra novidade são os novos bancos esportivos, embora sejam opcionais.
Em relação ao resto do equipamento tecnológico, é compartilhado, de modo que o iX1 conta com um amplo equipamento em termos de conectividade, de conforto e de automatização. A lista de sistemas de assistência à condução é completa, assim como o número de serviços digitais online acessíveis através do sistema multimídia. Um sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Por tratar-se de um carro elétrico a bateria, todas as olhadas são dirigidas ao sistema de propulsão. O novo iX1 estreou na versão xDrive30, sendo o primeiro SUV compacto elétrico de tração nas quatro rodas desenvolvido pela BMW. Equipa um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no traseiro. A potência total é de 230 kW (313 cv) e 494 Nm de torque máximo.
O coração do veículo é uma bateria de íons de lítio de 64.7 kWh que tem como objetivo principal alimentar os dois motores elétricos. A tecnologia BMW eDrive de quinta geração permite ao iX1 xDrive30 alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h. E o que é mais importante, a autonomia máxima é de 438 quilômetros segundo o ciclo WLTP.
Está equipado com uma unidade de carga combinada que permite a recarga em corrente alternada de até 22 kW como opção e a carga em corrente contínua de até 130 kW respectivamente. Os tempos de carga da bateria variarão em função da tomada elétrica usada. Em um ponto de recarga rápido se pode obter o equivalente a 120 km de autonomia em 10 minutos e completar o processo de recarga entre 10% e 80% em 29 minutos.
Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo iX1 está agendado para o mês de novembro de 2022. Inicialmente estará disponível na versão xDrive30. Seu lançamento acontecerá um mês após do modelo térmico.
Na BMW é habitual que o configurador seja aberto meses antes do início da comercialização oficial, portanto, não levará muito tempo para conhecermos todos os aspectos destacados da nova linha iX1, incluindo os preços. O processo de produção em série será realizado nas instalações do Grupo BMW em Regensburg (Alemanha). Quando desembarcar nos concessionários deverá brigar, entre outros, com propostas como o Mercedes-Benz EQA e o Audi Q4 e-tron.