BMW iX3 COMEÇARÁ A SER PRODUZIDO NO INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO
A pandemia do COVID-19 não atrasou os planos da BMW para o início da produção em série do iX3, que continua agendado para o verão europeu, garantiu o CEO da empresa, Oliver Zipse, durante o encontro anual com os acionistas do grupo automobilístico alemão. O SUV elétrico será o primeiro automóvel fabricado exclusivamente na China, em Shenyang.
“Os preparativos mantêm-se, independentemente do momento de incerteza originado pela pandemia”, disse Zipse. O iX3 estará baseado em uma plataforma nova que pode receber modelos eletrificados, incluindo sistemas híbridos plug-in, além da instalação de mecânicas convencionais a gasolina e diesel. A BMW utilizará a mesma plataforma no i4 com lançamento marcado para o próximo ano.
O BMW Group, ao contrário da Daimler (EVA2) e Volkswagen (PPE), não investiu no desenvolvimento de uma arquitetura específica para elétricos, privilegiando antes a criação de uma plataforma flexível, de forma a adaptá-la muito facilmente a tecnologias diferentes. O fabricante de Munich também decidiu entregar o projeto à fábrica existente, assim poupando dinheiro e reduzindo o tempo necessário para a industrialização do projeto. Em Shenyang, a empresa mantém parceria com a Briliance Auto desde 2003.
A bateria do SUV conta com células de alta densidade, uma fórmula que combina 80% de níquel com 10% de cobalto e 10% de manganês, o que garante mais de 440 km de autonomia com acumuladores de energia que contam com apenas 74 kWh de capacidade. No iX3, os alemães também estreiam a 5ª geração do sistema eDrive (até o motor elétrico é novo). No SUV, a transmissão acionará apenas as rodas traseiras, mas a tecnologia admite tração integral.
A BMW antecipou o modelo em abril de 2018, no salão de Pequim, com o Concept iX3.