BMW M MOTORSPORT REGRESSA A LE MANS COM O BMW M HYBRID V8, 25 ANOS DEPOIS DE SUA VITÓRIA

A BMW Motorsport regressa ao campeonato World Endurance Championship (WEC) da FIA e às 24 Horas de Le Mans (FRA) em 2024. Um ano depois de sua temporada de estreia no campeonato IMSA WeatherTech SportsCars Championship dos Estados Unidos em 2023, o novo BMW M Hybrid V8 também enfrentará uma oposição de primeira classe na categoria de Hypercars no FIA World Endurance Championship. No dia 25 de julho de 2022, o primeiro protótipo do BMW M Motorsport completou suas primeiras voltas em seu lançamento em Varano de Melegari (ITA); o lendário BMW V12 LMR triunfou ali há 25 anos.
“A decisão de correr com o BMW M Hybrid V8 na série IMSA a partir de 2023 e no WEC a partir de 2024 é uma grande conquista para o projeto”, afirmou Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH. “Eu testei e fiquei maravilhado com o extraordinário estilo das 24 Horas de Le Mans durante meu primeiro mandato como CEO da BMW M, de modo que me emociona muito este desafio da vitória geral com a BMW M Motorsport, mais uma vez neste clássico e em todo o World Endurance Championship pela primeira vez em décadas. O BMW M Hybrid V8 representa um ponto de inflexão para a eletrificação da BMW M. A série IMSA nos Estados Unidos e a WEC, que acontece em todo o mundo, são as plataformas perfeitas para utilizar nosso protótipo para demonstrar o quanto serão emocionantes os veículos BMW M eletrificados no futuro”.
Andreas Roos, Diretor da BMW M Motorsport, afirmou: “Devido à agenda muito apertada para o projeto LMDh, o plano sempre foi focar na primeira temporada de 2023. A série IMSA é perfeita para isso. No entanto, nosso objetivo a médio prazo obviamente era correr em duas frentes com o BMW M Hybrid V8, e também utilizar a maior plataforma proporcionada pela WEC e as 24 Horas de Le Mans. Agora estamos trabalhando com determinação para isso, ao mesmo tempo que nosso programa nos Estados Unidos. Demos um importante passo na última segunda-feira. O veículo completou com sucesso seu lançamento na pista da Dallara em Varano de Melegari. Agora começamos com o intensivo trabalho de testes antes da estreia em corridas em janeiro de 2023 em Daytona”.
O BMW M Hybrid V8 não utilizou a pista de testes da Dallara apenas para o seu primeiro teste funcional, mas também passará vários dias na pista esta semana. Os pilotos da BMW M, Connor De Phillippi (USA) e Sheldon van der Linde (RSA) alternam-se ao volante. “Foi uma honra e um prazer completar as primeiras voltas do BMW M Hybrid V8”, afirmou De Phillippi depois do lançamento na segunda-feira. “Este foi um dia histórico para a BMW M Motorsport dentro do projeto LMDh. Passo a passo, passamos por todas as funções do veículo e ao final do dia pudemos completar algumas voltas com quase toda a potência, o que é um bom resultado para o lançamento. Um enorme agradecimento a todos que trabalham tão arduamente para este projeto na BMW M Motorsport: a Equipe RLL da BMW M, a Equipe RMG da BMW M e a Dallara!”.
Estão programados mais testes na Europa para o mês de agosto antes de que a Equipe RLL da BMW M e uma equipe de especialistas da BMW M Motorsport comecem os preparativos específicos para a IMSA com testes nos Estados Unidos a partir de setembro. Durante o transcurso da fase de testes, vários pilotos da BMW M estarão ao volante. Quem ocupará os cockpits para a temporada 2023 da IMSA será decidido em uma data posterior. Aplica-se o mesmo para a equipe de operações para a WEC e os pilotos para a temporada de 2024.
A BMW M Motorsport regressa a Le Mans com um protótipo pela primeira vez desde 1999. Na época, Joachim Winkelhock (GER), Pierluigi Martini (ITA) e Yannick Dalmas (FRA) conseguiram a vitória geral depois de 24 horas de correr com o BMW V12 LMR. No mesmo ano, o veículo também triunfou nas 12 Horas de Sebring (USA), onde o seu sucessor, o BMW M Hybrid V8, competirá em 2023.