BMW M2 2022: A SEGUNDA GERAÇÃO DO COMPACTO ESPORTIVO ALEMÃO ESTÁ PRÓXIMA

Embora a BMW tenha optado por introduzir uma plataforma de tração dianteira em seus modelos mais acessíveis, seu próximo compacto com carroceria coupe, ou seja, o Série 2, não sucumbiu a essa nova configuração e continua sendo um automóvel com proporções da velha escola e tração traseira. Além disso, como era de se esperar, volta a contar com uma versão M para contentar os mais entusiastas, mas não estamos falando de um M240i, mas de um M2 por inteiro que já está sendo atualizado em Munich.
Há poucos dias surgiram as primeiras imagens do BMW M2 2022, imagens procedentes de um lago gelado no norte da Europa que deixavam clara uma coisa, a marca alemã parece seguir a fórmula clássica ‘M’, simplesmente realçando a forma do Série 2 padrão. Por isso, este carro será fácil de identificar nas ruas, já que contará com uma carroceria alargada e com uma serie de detalhes únicos que seguem ocultos no exemplar recentemente fotografado na Alemanha.
No entanto, graças ao trabalho realizado pelo designer independente X-Tomi, podemos ter uma ideia de como será o BMW M2 de segunda geração quando for apresentado. O exemplar das imagens exibe um para-choque modificado que perde as entradas de ar triangulares do Série 2 padrão e acrescenta aletas na lateral, ao mesmo tempo que exibe arcos de roda alargados, rodas de grande tamanho, saias laterais específicas e um teto de cor preto.
Voltando às imagens oferecidas pelos fotógrafos de plantão, vemos que, apesar da extensa camuflagem do carro, o sinal mais óbvio de que este é o próximo M2 vem a partir de uma traseira que exibe as características quatro saídas de escape, que substituem as originais perfeitamente integradas do modelo padrão. Se observarmos com atenção podemos dizer que as do Série 2 de maior desempenho se parecem muito com as de seus irmãos maiores, ou seja, os M3 e M4. Outro detalhe importante é a presença de um spoiler ligeiramente mais pronunciado na tampa do porta-malas.
Em relação ao resto do carro, as únicas alterações claramente visíveis se apreciam em torno das rodas. Os arcos foram alargados ainda mais para conseguir um aspecto mais agressivo e facilitar a montagem de rodas e pneus maiores. Este exemplar exibe rodas que parecem estar prontas para produção com um desenho de múltiplos raios duplos. Atrás delas há discos de freio perfurados e pinças pintadas em azul M.
Todo indica que debaixo do capô da segunda geração do BMW M2 haverá um propulsor turbo alimentado de 6 cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada, herdado dos citados M3 e M4 atuais. Como já aconteceu na primeira entrega do compacto esportivo, este bloco perderá em potência e torque para poder assentar-se na plataforma do Série 2, de forma que oferecerá pelo menos 410 cv. Novamente, poderá acoplar-se a uma transmissão manual de 6 velocidades ou outra automática de dupla embreagem que espremerá até o maior desempenho do carro.
Uma vez que a nova geração do BMW Série 2 já viu a luz antes do previsto, cabe esperar que o futuro M2 demore mais alguns meses para ser revelado, de modo que teremos que esperar o próximo ano para conhecer todos os seus detalhes. Enquanto isso, estaremos atentos a novas informações ou algum outro vazamento que costuma surgir.