BMW M2 COMPETITION BY LIGHTWEIGHT: MENOS PESO E MAIS POTÊNCIA

Na Alemanha existem diferentes preparadores muito conhecidos que realizam trabalhos sobre todo tipo de automóveis, seja de uma marca local ou de outra parte do mundo, embora haja outros que trabalham somente com produtos de sua terra. Este é o caso da Lightweight, uma empresa localizada em Fleisbach que de vez em quando surpreende com algum projeto baseado em sua especialização, ou seja, BMW.
O último modelo a passar pelas mãos da Lightweight foi o BMW M2 Competition, um automóvel que está causando furor entre os seguidores da marca de Munich, de maneira que não lhes ocorreu coisa melhor do que tratar de melhorar sua fórmula, e parece que conseguiram. Para isso se basearam em dois pilares: o peso e a potência.
Para eliminar alguns quilos do compacto esportivo, e assim aproximar-se do M2 CS, optaram por substituir alguns componentes por outros mais leves fabricados em fibra de carbono, como o splitter frontal e o difusor traseiro. Também eliminaram o teto de aço com o objetivo de reduzir seu peso e baixar o centro de gravidade, além de acrescentar um aerofólio de generosas dimensões na parte traseira.
As rodas de liga leve de 19 polegadas são parte da nova receita, já que significam uma economia de peso em relação às originais, algo que se traduz em uma diminuição da massa não suspensa do veículo e em consequência, uma melhor dinâmica. O último componente que faz parte da dieta do M2 Competition é um sistema de escape esportivo que elimina 7 quilos da equação. Graças a tudo isso, o preparador diz que o compacto esportivo é três segundos mais rápido que o original no circuito de Sachsenring, na Alemanha.
Mas claro, para conseguir essa melhoria não só se optou por reduzir o peso do conjunto, como também foi dado mais potência ao motor turbo de 6 cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada. Embora essas modificações não tenham sido detalhadas, sabemos que graças a elas o propulsor agora desenvolve 494 cv de potência e um torque máximo de 653 Nm, ou seja, 84 cv e 103 Nm adicionais.
Tudo isso tem um preço, que é de cerca de 20.000 euros, mas a Lightweight está disposta a personalizar o M2 a gosto do cliente. A única coisa que deve ser feita é contatar a empresa para que sua solicitação seja atendida pessoalmente.