BMW M2 CS ESTREIA NO MOTOGP: O PRIMEIRO SAFETY CAR PURO DE COMPETIÇÃO

Em 2022 celebram-se os 50 anos da BMW M. Essa é precisamente a razão pela qual a marca bávara quis colocar toda a carne na grelha em seu compromisso com o Carro Oficial do MotoGP. Este ano o protagonista é nada menos que o BMW M2 CS Racing MotoGP Safety Car. A temporada começa no dia 6 de março com o Grande Prêmio do Qatar.
Como curiosidade, cabe destacar que se trata do primeiro modelo puro de competição que é utilizado como carro principal no MotoGP. O BMW M2 CS Racing teve sucesso em uma ampla variedade de campeonatos. Como carro de corridas puro sangue, é perfeitamente adequado para liderar a prova como carro de segurança na competição maior de corridas de motos.
O BMW M2 CS Racing MotoGP Safety Car mostra como a BMW M está profundamente arraigada com o esporte a motor. Junto a ele não faltarão outros Safety Cars como os BMW M3 e M4 Competition, o M5 CS e o M8 Competition Gran Coupe. Completam o time o BMW X5 M Competition Medical Car, duas BMW M 1000 RR Safety Bikes e o BMW i4 M50 Safety Car para o MotoE.
Baseado no BMW M2 CS Racing, este coupe continua com a tradição dos veículos de competição com enfoque corridas-cliente da marca. Foi ajustado em alguns dos circuitos mais exigentes, como Miramas (França), Portimão (Portugal) e o icônico Nürburgring-Nordschleife.
Para o seu desenvolvimento, os engenheiros da BMW Motorsport tomaram como base o BMW M2 CS e lhe incorporaram muitas das ideias de desenvolvimento do BMW M4 GT4. O BMW M2 CS Racing conta debaixo do capô com um motor de 6 cilindros S55 com tecnologia BMW M TwinPower Turbo.
Com uma cilindrada de 3.0 litros, nesta versão de competição pode desenvolver entre 280 e 450 cv, dependendo da classificação Balance of Performance ou Permit B. O torque máximo de 550 Nm é transmitido ao asfalto através uma transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades.
Outro aspecto destacado do BMW M2 CS Racing é a gestão do motor. Também conta com ajudas à condução específicas para o esporte motorizado como o ABS e o DSC, um diferencial mecânico de deslizamento limitado com pré-carga e refrigeração independente, assim como eixos de transmissão fabricados especialmente e um teto de carbono.
Para seu papel como veículo de segurança do MotoGP, o BMW M2 CS Racing só precisou de modificações em algumas poucas áreas, incluindo a adição de barras de luz no teto e faróis dianteiros. A decoração dos novos BMW M2 CS Racing MotoGP Safety Cars faz referência ao 50º aniversário e se baseia no logotipo do aniversário da BMW M GmbH.