BMW M2 GRAN COUPE: A MESMA POTÊNCIA E DIVERSÃO AGORA TAMBÉM COM 4 PORTAS

A apresentação do BMW M2 Gran Coupe está dando a volta na esquina. O pequeno esportivo recebe sua versão de 4 portas, com a qual poderá competir com propostas como o Audi RS3 Sedan e o Mercedes-AMG CLA 45.
A intenção da BMW é atrair mais compradores graças a esse formato mais versátil e prático para a vida diária. A marca bávara tomou essa decisão porque acredita que lhe faltava preencher esse espaço dentro de sua linha, mas não queria fazê-lo de qualquer forma. O BMW M2 Gran Coupe conservará seu motor montado de forma longitudinal e a tração nas rodas traseiras, de modo que se trata de uma oferta única que seus rivais não oferecem. Tanto o Audi como o Mercedes-Benz utilizam motores montados transversalmente e tração nas quatro rodas.
É provável que o novo M2 tenha uma distância entre-eixos a meio caminho entre os 2.69 metros do M2 Coupe e os 2.81 metros do Série 3. Uma modificação muito leve que não tem por que alterar seu comportamento, e que é necessária para poder acomodar duas portas traseiras e espaço suficiente para as pernas no banco traseiro.
Além da versão M2 Gran Coupe, também estarão disponíveis as versões convencionais. Isso significa que o Série 2 Gran Coupe contará com os motores turbo de três, quatro e seis cilindros, assim como o Coupe e o Cabriolet.
Pelo lado da gasolina, se espera um bloco de três cilindros e 1.5 litros com 136 cv para o 218i Gran Coupe, além dos de 184 e 252 cv disponíveis no motor de 2.0 litros com quatro cilindros, que recebem o emblema 220i e 225i respectivamente. Também fará ato de presença o M240i, com seu motor de seis cilindros em linha e 3.0 litros capaz de gerar 340 cv. Pelo lado diesel se encontra somente o bloco de 2.0 litros com quatro cilindros e três níveis de potência: 150, 190 e 224 CV para as versões 218d, 220d e 225d.
Assim como o seu irmão de duas portas, os compradores do Série 2 Gran Coupe terão a opção de uma transmissão manual de seis velocidades ou uma por conversor de torque de oito relações, assim como tração traseira ou nas quatro rodas xDrive. No entanto, a tração nas quatro rodas será oferecida em combinação com uma linha limitada de motores.
Também está sobre a mesa um híbrido plug-in para o Série 2 Gran Coupe. Se chegar a tornar-se uma realidade, se espera que utilize o motor a gasolina de três cilindros e 1.5 litros, junto com um motor elétrico montado dentro da parte dianteira de uma transmissão automática. Sua bateria de íons de lítio irá colocada no solo, e estará projetada para proporcionar ao Gran Coupe 225e uma autonomia em modo elétrico de até 50 km.
O BMW M2 Gran Coupe contará com o mesmo motor de 370 cv e 500 Nm entre 1.400 e 5.500 rpm. Será oferecido em combinação com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática de dupla embreagem com 7 relações. Espera-se que esse M2 tenha um rendimento similar ao coupe, que tem um tempo oficial no sprint de 0 a 100 km/h de 4.5 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O Série 2 Gran Coupe será fabricado junto com os modelos coupe e cabrio na planta da BMW em Leipzig.
Ainda é cedo para saber quais serão as medidas do Série 2 Gran Coupe. De todas as formas, a versão de duas portas mede 4.43 metros de comprimento, 1.77 de largura e 1.42 de altura, um porta-malas de 390 litros e um espaço para os lugares traseiros um pouco justo. Por outro lado, embora o Cabrio tenha o mesmo comprimento, conta com um porta-malas de 335 litros (280 sem capota) e os lugares traseiros são ainda mais contidos. Estaremos no aguardo de futuras atualizações para saber o quanto crescerá a nova versão de quatro portas.