BMW M3 2025: SEDAN E TOURING ESPORTIVOS BÁVAROS RECEBEM OUTRO FACELIFT

O BMW M3 é considerado, com razão, um dos modelos esportivos mais desejados. O modelo Touring perua, em particular, conquistou muitos fãs desde a sua estreia, com ou sem grade XXL.
O M3 também se beneficiou da controvérsia em torno do Mercedes-AMG C 63, e a BMW deu agora ao seu modelo de sucesso uma leve atualização, mas totalmente apropriada, juntamente com o Série 3 normal.
Motor
Num modelo M, o desempenho é sempre o foco. A BMW elevou a aposta com o M3, dando aos modelos com tração integral 20 cv adicionais. Com 530 cv, não deve deixar nada a desejar, embora de antemão não possamos imaginar ninguém reclamando da falta de potência. A versão com tração traseira do M3 Competition tem que se contentar com ‘apenas’ 510 cv.
Enquanto o novo sedan com tração integral acelera de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos, o modelo Touring correspondente leva apenas um pouco mais, 3.6 segundos, apesar do seu peso bruto mais elevado. Ao acelerar da imobilidade até os 200 km/h, o aumento no desempenho dos dois modelos de tração integral é perceptível numa melhoria de 0.5 segundos em cada caso. O sedan agora faz isso em 11.8 segundos e o Touring em 12.4 segundos.
Exterior
A BMW não fez muitas alterações no design, a grade XL permanece. A novidade são os faróis redesenhados, que combinam farol baixo e farol alto em um único módulo. Duas unidades verticais de LED em forma de seta servem como luzes de posição e de circulação diurna, bem como indicadores de direção.
Faróis LED adaptativos com altos matriciais e função antiofuscamento estão disponíveis como opcional, e sua gama de funções inclui luzes de curva e luzes urbanas. Inserções azuis dentro dos faróis indicam tecnologia de iluminação especial.
Interior
No interior também há inovações sutis. Por exemplo, o condutor do M3 gira um volante esportivo recém-projetado, que pela primeira vez tem um aro achatado. Um volante M em Alcantara com o mesmo design e com uma gama correspondente de funções também é oferecido como opção pela primeira vez. Além disso, uma função de aquecimento é oferecida como opcional para ambas as versões do volante.
Além da área dos pés, do compartimento de arrumação na seção dianteira do console central e das maçanetas das portas, a iluminação de série inclui agora iluminação ambiente integrada no painel de ventilação central. Vários acabamentos interiores e uma superfície Sensatec refinada no painel completam as mudanças.
Infotainment
A última geração do sistema iDrive, baseado no sistema operacional BMW 8.5, também foi introduzida nos renovados BMW M3 Sedan e M3 Touring. A rede de exibição totalmente digital, que consiste em um painel de instrumentos de 12.3 polegadas e um monitor central de 14.9 polegadas, agora também exibe, entre outras coisas, indicadores específicos M.
Com o BMW Curved Display de alta resolução inclinado em direção ao condutor e o BMW Personal Assistant aprimorado, a interação entre condutor e veículo é consistentemente projetada para operação usando funções de toque e controle de voz.
Isto significa que os desenvolvimentos no domínio da condução digital são acompanhados por uma redução adicional no número de botões e comandos na posição de condução. Todos decidirão se isso é um avanço ou um retrocesso em termos de ergonomia. Mas não se preocupe: o clássico botão giratório/de pressão ainda permanece lá.
Lançamento no mercado e preços
O BMW M3 atualizado chegará ao mercado em julho de 2024, com preços na Alemanha a partir de 94.200 euros para o M3 Sedan e 100.400 para o M3 Sedan Competition. Com tração integral xDrive, os preços começam nos 105.300 euros, enquanto o Touring, que só está disponível como Competition M xDrive, custa 106.300 euros.