BMW M3 E30 DE 1986 RENASCE PELAS MÃOS DOS BRITÂNICOS DA REDUX
Se for perguntado a todos os entusiastas da BMW qual o modelo especial do qual nunca se esquecerão, provavelmente o primeiro exemplar que se lhes virá à cabeça será o M3 E30, ou seja, o avô de todos os modelos ‘M’ assinados pela divisão esportiva da marca alemã.
Sua cotação não para de subir e sua popularidade está fora de qualquer dúvida, algo que levou certos preparadores a olharem ao passado e tratar de devolver à vida o primeiro modelo a levar associado a letra ‘M’ da BMW. No ano passado pudemos contemplar a obra de arte deixada pelos búlgaros da Vilner, uma unidade com grandes melhorias estéticas e mecânicas, com um atraente interior que não passava despercebido. Agora, foi outro especialista que trabalhou sobre o M3 E30, mas desta vez procede do Reino Unido.
Seu nome é Redux e talvez poucos conheçam, mas isso mudará depois de contemplar o que foi preparado. A ideia principal desse especialista é melhorar o M3 original na medida do possível, envolvendo-se em algumas áreas como a dinâmica do veículo, modificando suspensão e freios, assim como o rendimento do mesmo, sem esquecer a estética que tanto lhe caracteriza. Tudo isso se tornará realidade na forma de 30 unidades limitadas das quais se desconhece o preço, que não será nada barato.
A agilidade e precisão do M3 E30 eram algumas de suas principais armas em relação aos seus rivais, de modo que o especialista britânico decidiu incorporar novos componentes sem que cheguem a afetar negativamente o comportamento do carro, mas para que o melhorem ainda mais. É por isso que agora surgem amortecedores ajustáveis EXE-TC do tipo coilover, assim como barras estabilizadoras, braços de suspensão e outros elementos novos. Além disso, o equipamento de freios agora conta com a assinatura da AP Racing, fornecendo pinças de seis pistões na dianteira e quatro na traseira, com discos de 355 e 330 mm respectivamente.
Na parte mecânica o grande protagonista é o mesmo motor aspirado de quatro cilindros e 2.3 litros do modelo original, mas com uma série de modificações bastante importantes. A primeira coisa realizada pelo especialista foi aumentar o deslocamento do bloco até os 2.5 litros, mudando alguns componentes como as bielas, os pistões e um virabrequim da BMW Motorsport, entre outras coisas. Além disso, se o cliente quiser, é possível incorporar um turbo que aumenta a potência até os 393 cv, com um torque máximo de 529 Nm.
Para digerir toda essa potência optou-se por uma transmissão manual de cinco velocidades, com uma série de componentes reforçados para a ocasião, como a embreagem, os eixos de transmissão, etc. Por outro lado, para todos aqueles que buscam um som do motor amplificado, o M3 E30 da Redux agora conta com um sistema de escape artesanal fabricado em aço inoxidável, com catalizador incluído.
No interior o grande protagonista será o próprio cliente, que poderá encontrar uma série de possibilidades para configurar tanto os estofamentos do carro como as molduras decorativas, assim como decidir se quer uma gaiola anticapotamento, um som de qualidade, volante esportivo, bancos Recaro de competição e um quadro de instrumentos digital, entre outras coisas.