BMW M3 TOURING: A PERUA ESPORTIVA DA MARCA BÁVARA CHEGA ESTE ANO DE 2022
Em agosto de 2020 surgiu uma notícia que surpreendeu a todos, já que a BMW anunciava com uma imagem teaser o lançamento de um novo integrante totalmente inesperado em sua família M. Tratava-se do BMW M3 Touring, ou seja, uma versão de carroceria familiar que já está em desenvolvimento. Agora, a marca acaba de compartilhar com todos os seus seguidores um novo documento por ocasião da mudança de ano que acaba de acontecer.
Já faz algum tempo que podemos contemplar com detalhes este modelo graças ao trabalho realizado pelos fotógrafos de plantão, somadas as pinceladas que foram oferecidas pela própria BMW, seja em de vídeos ou fotografias com uma camuflagem que trata de ocultar as chaves estéticas do inédito M3. Embora o último teaser mostrasse o Touring estacionado em uma estrada exibindo seus largos quadris e as características quatro saídas de escape, agora a perua mais radical da Série 3 deslocou-se até uma paisagem completamente nevada para felicitar-nos o ano novo.
No novo adiantamento deste modelo a marca alemã não revela nenhum detalhe do seu design exterior, embora não seja preciso ter bola de cristal para adivinhar suas chaves estéticas, já que essa camuflagem deixa entrever seus principais traços. Até o momento, a carroceria perua era reservada para o M5, que em suas versões de 1992 e 2007 teve uma versão com carroceria familiar, denominada Touring. Mas é a primeira vez que será fabricado em série um M3 Touring, embora faça exatamente 20 anos que houve um concept com este tipo de carroceria baseado na terceira geração, o E46.
Por enquanto a BMW não deu mais detalhes, mas como toda versão M o Touring contará com as senhas de identidade destas versões na carroceria, como arcos de roda alargados, entradas de ar dianteiras notavelmente grandes e quatro tubos de escape na parte traseira, tudo isso como parte do DNA M que será totalmente perceptível apesar do tipo de carroceria do veículo.
Debaixo do capô encontra-se um propulsor turbo alimentado de 6 cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada, que desenvolverá 480 cv de potência e irá acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. No entanto, tudo indica que também estará disponível em forma de uma versão Competition, com seus 510 cv e uma transmissão automática que enviará toda a energia às quatro rodas.
Segundo confirma a própria BMW, o primeiro M3 Touring ainda está em pleno processo de desenvolvimento, de modo que será preciso esperar os próximos meses para conhecer todos os detalhes desta inédita versão. Assim como no caso de outras versões de maior desempenho, parte dos ajustes acontecerá no circuito Nordschleife de Nurburgring. Estaremos atentos a seus próximos movimentos.