BMW M4 2025: UMA ATUALIZAÇÃO ONDE A GRANDE GRADE FOI MANTIDA APESAR DE TUDO

Depois da Série 3 e ao mesmo tempo que a Série 4, os modelos M4 da BMW também acabam de receber um extenso facelift, denominado internamente como ‘LCI’ (Life Cycle Impulse).
A boa notícia para os aficionados é que em alguns casos há mais potência. A má notícia é que quase não há alterações no controvertido design da parte frontal, de modo que a enorme grade permanece.
Como já foi mencionado antes, as mudanças visuais são mínimas. Conserva a enorme grade frontal, junto com os típicos faróis duplos BMW M. A estas se unem saias laterais amplamente alargadas em preto de alto brilho e aditamentos para os defletores dianteiro e traseiro. O teto de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) é de série em todas as versões do M4 Coupe.
O motor de 6 cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo será oferecido no futuro em três níveis de potência. Como até agora, o BMW M4 arrancará com a versão de 480 cv com transmissão manual de 6 velocidades.
O motor do revisado BMW M4 Competition gera uma potência máxima de 510 cv e entrega essa força ao asfalto através da transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades com função Drivelogic. Por último, nas versões dos modelos Coupe e Cabrio com tração total M xDrive e esta mesma transmissão automática, contarão com 530 cv.
A tecnologia M TwinPower Turbo conta com dois turbos, onde cada um deles fornece ar comprimido a três cilindros. A refrigeração indireta do ar da sobrealimentação através de um circuito de baixa temperatura e compressores específicos, otimizam a potência da unidade de sobrealimentação.
Além disso, o pacote tecnológico inclui a injeção direta de gasolina High Precision Injection, que funciona a uma pressão máxima de 350 bars, o controle variável de válvulas VALVETRONIC e o ajuste variável contínuo do comando de válvulas Doppel-VANOS.
A versão do motor de 6 cilindros em linha utilizada no novo BMW M4 Competition Coupe M xDrive e no novo M4 Competition Cabrio M xDrive entrega uma potência máxima elevada de 510 para 530 cv, que é alcançada a 6.250 rpm.
O propulsor aperfeiçoado entrega seu torque máximo de 650 Nm em uma faixa de giros ampliada entre 2.750 e 5.730 rpm. Esta potência adicional é conseguida modificando a unidade de controle do motor (ECU).
Enquanto o novo M4 Competition Coupe M xDrive acelera de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos, o novo M4 Competition Cabrio M xDrive precisa de 3.7 segundos para a mesma manobra de aceleração.
Todas as versões do modelo alcançam uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h de série. Esta cifra pode elevar-se a 280 km/h (BMW M4 Competition Cabrio com M xDrive) ou a 290 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package.
O redesenho dos faróis principais confere à frente do M4 Coupe e do M4 Cabrio um toque moderno. O interior dos faróis LED de série tem agora uma estrutura especialmente diferente, já que as luzes baixa e alta são geradas agora a partir de um único módulo LED. Duas unidades LED verticais e ligeiramente em formato de flecha assumem as funções das luzes de posição e diurnas, assim como dos intermitentes.
Os faróis LED adaptativos com luz alta matricial estão disponíveis como equipamento opcional. São reconhecidos pelas inserções azuis e dispõem de função de luz de giro. Os faróis M Shadow Line com detalhes escuros no interior também são oferecidos junto com os faróis LED adaptativos.
Após o facelift do M4, as lanternas traseiras são oferecidas com tecnologia laser. Em seu interior, os diodos laser geram uma iluminação uniforme de feixes de fibra de vidro, cujos gráficos luminosos tridimensionais de filigrana complementam a assinatura luminosa traseira.
A versão específica do modelo deste inovador espetáculo de luzes utiliza uma tecnologia que foi apresentada pela primeira vez na edição especial BMW M4 CSL, limitada a 1.000 unidades.
No demais, as alterações do novo modelo são muito sutis. A base do logotipo BMW agora é de tom preto de alto brilho. Além disso, o emblema da marca BMW M GmbH na tampa traseira tem agora uma moldura prateada.
No interior há novos volantes e comandos, assim como (segundo a BMW) materiais de especial qualidade para o quadro de instrumentos e as molduras interiores.
O redesenho do volante de couro M de série com botões multifuncionais, dois botões M e aletas de câmbio nos modelos Competition, inclui um aro do volante achatado na parte inferior e raios modificados com precisão. Uma marca central vermelha na posição das doze em ponto sublinha a orientação esportiva do design do volante. Também é oferecido pela primeira vez como opcional um volante M em Alcantara com o mesmo design e gama de funções. A função de aquecimento é opcional para ambas as versões de volante.
O design do posto de condução específico do M também inclui o painel de controle do console central. Junto à alavanca e seletor de marchas, o botão vermelho de partida/parada e o controlador BMW iDrive, também se encontram ali o botão de configuração e o botão M Mode. Com eles se pode configurar o veículo de forma individual e ativar diversas funções dos indicadores do painel de instrumentos e dos sistemas de assistência ao condutor, adaptadas a cada situação de condução.
As molduras do habitáculo na zona do painel de instrumentos, no painel de comandos e na tampa dos porta-copos agora são acabadas de série em Grafite Escuro Fosco. O novo BMW M4 Coupe e o novo BMW M4 Cabrio estão disponíveis opcionalmente com molduras interiores em Aluminium Rhombicle Antracite, assim como na nova versão Aluminium Fine Finish. O quadro de instrumentos Sensatec opcional tem agora uma estrutura mais refinada.
Assim como nos Séries 3 e 4, no futuro o interior será naturalmente ainda mais digital: os indicadores específicos M na tela BMW Curved Display de alta resolução, inclinada para o condutor, ajudam na concentração do que acontece na estrada. O sistema de visualização completamente digital conta com um tela de informação de 12.3 polegadas atrás do volante e de uma tela de controle diagonal de 14.9 polegadas.
O novo iDrive, que inclui também o BMW Intelligent Personal Assistant e, portanto, está orientado especificamente ao controle táctil e por voz, está baseado agora no BMW Operating System 8.5. Deste modo, aos gráficos e conteúdo de visualização específicos M das telas de informação e de controle foi adicionada uma nova forma de manejo do climatizador automático de 3 zonas, incluído de série.
A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação, o aquecimento dos bancos e, com o equipamento adequado o aquecimento do volante, podem ser controlados agora através da função táctil através de uma opção especial do menu na zona inferior da tela de controle ou através de comandos de voz.
Além disso, a iluminação ambiental de série agora também inclui iluminação de contorno integrada na moldura das saídas de ar centrais. Assim como a iluminação dos espaços para os pés, do compartimento porta-objetos da parte dianteira do console central e das maçanetas das portas, agora podem ser ajustadas em relação a cor e luminosidade para adaptar-se às preferências individuais, entre nove cores a escolher.
Estes são os preços base na Alemanha, que aumentam entre 2.000 e 2.400 euros em relação aos modelos anteriores:
- BMW M4 Coupe: 96.000 euros
- BMW M4 Competition Coupe: 102.400 euros
- BMW M4 Competition Coupe M xDrive: 107.300 euros
- BMW M4 Competition Cabrio M xDrive: 111.800 euros