BMW M4 COMPETITION M xDRIVE CABRIO 2022: MAIOR DESEMPENHO A CÉU ABERTO

A chegada dos BMW M3 e M4 de nova geração não estava de todo completa, já que muitos entusiastas sentiam falta de uma carroceria conversível que permitisse curtir ainda mais estes bólidos graças a esse extra que oferece a condução a céu aberto. A marca alemã sempre deixa uma margem de tempo para apresentar esta versão e seu momento já chegou, pois acaba de ser revelado o BMW M4 Competition Cabrio 2022.
A principal característica deste automóvel surge na parte superior da carroceria e que, ao contrário do seu antecessor, que contava com um teto rígido retrátil, a nova geração opta por uma capota de lona 40% mais leve. Graças a esta solução se consegue reduzir o peso do conjunto, ao mesmo tempo que o centro de gravidade se localiza mais baixo. O mecanismo de acionamento elétrico permite abri-lo ou fechá-lo em 18 segundos, sempre e quando não se supere os 50 km/h. Se a capota estiver dobrada, o porta-malas conta com 300 litros de capacidade - 80 a mais que seu antecessor -, mas se o condutor decide desdobrá-la o volume aumenta até os 385 litros.
No interior o mais destacado são o volante de couro M com aletas, a alavanca de câmbios específica M e os detalhes na cor vermelho, assim como os bancos esportivos - aquecidos e ajustáveis eletricamente - e o estofamento de couro Merino. De forma opcional, a BMW oferece bancos bucket M Carbon aquecidos. O sistema de infotainment inclui um botão no console central que permite configurar o motor, o chassi, a direção, os freios e a tração total, enquanto que o M Mode se encarrega de ajustar as respostas e características dos sistemas de assistência ao condutor e as telas da instrumentação e do head-up display.
Nesta ocasião, a BMW optou por oferecer o M4 Cabrio somente em sua versão Competition, de forma que debaixo do capô se esconde um motor biturbo de 6 cilindros em linha e 3.0 litros que desenvolve 510 cv de potência e um torque máximo de 650 Nm entre 2.750 e 5.500 rpm. Toda essa energia é canalizada através de uma transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades que a envia diretamente às quatro rodas, graças à presença do sistema M xDrive, de modo que este veículo pode alcançar os 100 km/h em 3.7 segundos. O pacote opcional M Driver’s Package aumenta a velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 a 280 km/h.
Para manter esse grau de dinamismo tão elevado que é oferecido pelo BMW M4 Coupe, os engenheiros da marca introduziram alguns elementos de reforço no chassi. Especificamente, estamos falando de um painel de alumínio emoldurado na estrutura da parte dianteira, um subchassi no eixo traseiro com uma conexão rígida à carroceria e um pacote de barras torsionais na parte traseira do veículo. O que continua estando presente é a direção M Servotronic, a suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente e um sistema de freios de alto desempenho que oferece ao condutor dois ajustes do tato do pedal.
O condutor pode escolher entre os modos Road e Sport, aos quais é acrescentado o programa Track, contando com o M Drive Professional. Também está disponível como opcional o M Race Track Package, que reduz o peso do conjunto em 25 quilos, integrado por freios M carbocerâmicos, rodas de liga leve M (disponíveis como opcional com pneus esportivos tipo semi slicks) e bancos tipo bucket M Carbon.
A produção do novo BMW M4 Competition Cabrio 2022 terá início em julho deste ano na planta da BMW em Dingolfing, onde compartilhará a linha de montagem com os M5, M8, Série 4 Cabrio e todas as versões do M4 Coupe.