BMW M8 GTE: MODELO DE CORRIDAS ESTREIA ANTES QUE O DE PRODUÇÃO

Estamos acostumados que os carros de corridas, com exceção dos protótipos LMP1 das 24 Horas de Le Mans e dos monolugares de Fórmula 1, sejam baseados em carros de produção. No entanto, a marca de Munich decidiu apresentar antes o BMW M8 GTE, a versão de competição, que o modelo de produção. Sua estreia aconteceu no Salão de Frankfurt 2017 e é um dos modelos que adianta o futuro carro chefe da família M.
Chega para substituir o BMW M6 GTLM e ao BMW Z4 GTE anterior. O desenvolvimento do M8 GTE teve início antes que fosse inclusive terminado o espetacular BMW Série 8 Concept que foi apresentado no último Concours d’Elegance Villa d’Este, e os estudos por computador tiveram um papel fundamental em seu desenvolvimento, simulando como trabalhará o controle de tração e a também a forma do veículo.
Com a utilização de uma carroceria completa em fibra de carbono, o peso do M8 GTE fica em 1.225 quilos, 25 abaixo do que permite o regulamento do campeonato. Sua estreia está prevista para o próximo mês de janeiro, quando serão disputadas as 24 Horas de Daytona na Florida, como parte do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar nos Estados Unidos, além de estar presente no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA na Europa e em todo o mundo. Sua estreia em La Sarthe, nas 24 Horas de Le Mans, marcará o retorno da BMW ao mítico circuito desde que o BMW M3 GT2 participou pela última vez em 2011.
Em relação aos detalhes técnicos, o BMW M8 GTE equipa um potente motor V8 biturbo de 4.0 litros, baseado no bloco de produção, desenvolvendo 500 cv de potência e que surge acoplado a uma transmissão sequencial de seis velocidades. O interessante é que se trata de um adiantamento do que será o novo BMW M8, removendo o kit aerodinâmico completo de fibra de carbono, acrescentando um interior confortável e retirando toda a decoração de corridas, é claro.