BMW REGISTRA 48 NOVOS NOMES PARA SEUS MODELOS

A empresa alemã esteve recentemente tratando de garantir que todos os carros novos que lançará nos próximos anos tenham sua denominação assegurada e protegida. De acordo com a Carbuzz, a BMW registrou 48 novos nomes para seus modelos no Escritório Alemão de Marcas e Patentes, um movimento que responde à importante quantidade de carros elétricos novos que chegarão nos próximos anos.
Para entender como a BMW denomina seus carros, devemos saber que ela os divide em Séries que vão de 1 a 8 quando se trata de modelos compactos, coupes e sedans. O X seguido de um número é para a linha SUV (atualmente de 1 a 7), enquanto que os sufixos ‘i’, ‘d’ e ‘e’ fazem referência aos motores a gasolina, diesel e híbridos plug-in, respectivamente. Por último, o ‘M”’ é reservado aos modelos mais esportivos da marca e o prefixo ‘i’, aos seus carros elétricos.
Os novos nomes registrados no escritório de patentes sugerem a chegada de novos veículos elétricos, mas também que a BMW poderá fazer uma mudança em seu código de denominação de modelos. Entre os nomes estão incluídos os prefixos ‘i’, ‘X’ e ‘iX’ para modelos como o i120, o iX130 e o X750.
A lógica diz que o i120 e o iX130 seriam versões do BMW Série 1, enquanto que o X750 seria um BMW Série 7. No entanto, o ‘X’ é usado para os SUV e o ‘i’ para os elétricos, de modo que só faz sentido se for aplicada uma mudança na nomenclatura dos modelos.
Um exemplo de como a linha poderia ser estruturada com estas novas denominações podemos ver no BMW Série 5. As denominações 530i e 530d seriam para um modelo a gasolina e diesel, respectivamente, enquanto que o híbrido se denominaria 530e e o elétrico puro i530. O ‘X’ (iX530) poderia ser utilizado para identificar uma versão elétrica com dois motores e tração nas quatro rodas em referência ao sistema de tração total xDrive da BMW, mas nada disso é oficial por enquanto.
Entre as 48 novas patentes só aparece uma marca registrada para um modelo M, o M350. Poderia ser interpretado como uma versão ainda mais esportiva do BMW Série 3 que substituiria ou compartilharia mercado com o atual BMW M340i, mas não há indícios que o confirmem e tampouco se especifica se será térmico, elétrico ou híbrido.
Devemos ter em mente que, em muitas ocasiões, os fabricantes recorrem aos escritórios de patentes para proteger também seus próprios interesses. As marcas registram nomenclaturas que podem ser utilizadas em suas linhas de produtos com a única finalidade de evitar que outros fabricantes as registrem e assim possam ter proteção e garantia.