BMW REGISTRA A DENOMINAÇÃO X8 M

Embora se trate de um simples registro de denominação que poderá não se traduzir em uma posterior versão de produção, ele não deixa de ser sugestivo, já que está relacionado com uma futura versão M da BMW Motorsport, e que se chegar às ruas será o futuro carro-chefe da marca alemã. O futuro BMW X8 será um novo SUV coupe de luxo que se posicionará sobre o atual BMW X7.
Ao contrário do que havíamos publicado aqui antes, o BMW X8 não seguirá os passos de outras versões SUV coupe do fabricante de Munich, de modo que não contará com a característica caída da linha de teto dos BMW X4 e X6. Em seu lugar terá uma linha de teto mais plana e horizontal, apesar de que a carroceria do modelo será notavelmente mais estilizada que a do BMW X7. Como mostra o render que ilustra este artigo, podemos imaginá-lo como uma espécie de BMW X2 de maior tamanho e sem a terceira fila de bancos do X7.
A abordagem deste modelo é oferecer uma alternativa aos clientes do Audi Q8 e aos próprios clientes da marca que não desejem um modelo tão grande como o BMW X7 e um pouco mais barato que o Rolls-Royce Cullinan. De modo que a suposta versão X8 M será a alternativa mais esportiva e potente da linha, entrando na briga com o Audi Q8 RS de 600 cv.
A nível mecânico, se a linha do X8 já será bastante concisa, para a hipotética versão X8 M só podemos pensar em um motor, o bloco de oito cilindros turbo que podemos encontrar nas versões Competition Package dos atuais X5 M, M5 e M8. Todas estas versões equipam o conhecido V8 de 4.4 litros BMW TwinPower Turbo elevado para a ocasião até os 625 cv e 750 Nm de torque máximo, associado exclusivamente à transmissão automática M Steptronic de oito velocidades. Com este motor, superará em cerca de 100 cv o motor mais potente do BMW X7.