BMW SEGUE NO DESENVOLVIMENTO DO SÉRIE 2 GRAN COUPE E DO Z2 ROADSTER
Assim como já aconteceu com os seus modelos Série 4 e 6, a BMW está desenvolvendo um Série 2 Gran Coupe, um sedan com estilo coupe e quatro portas, que competirá no mercado diretamente com o Mercedes-Benz CLA e com o Audi A3 Sedan. Ao contrário do Série 1 Sedan, o Série 2 Gran Coupe não utilizará a plataforma UKL (UnterKLasse) de tração dianteira, que a marca utiliza nos seus modelos compactos, mas a CLAR, de tração traseira.
Outra novidade, programada para o final do próximo ano, será o Roadster Z5, que substituirá o atual Z4, que se beneficiará da mesma arquitetura base do futuro Toyota Supra e se apresentará com um estilo coupe-cabrio, com capota em tecido, com motores de 4 e 6 cilindros de origem BMW e uma versão híbrida com tecnologia Toyota.
O fracasso comercial dos Mini Coupe e Roadster poderá ainda levar a BMW a recuperar o projeto de um modelo Z compacto. O Z2 teria como base a plataforma UKL e motorizações de 3.0 e 4.0 litros, sendo um concorrente direto do Mazda MX-5 e do Fiat 124 Spyder.
Por outro lado, o próximo BMW Série 5 será revelado no Salão de Paris, em outubro, e será lançado no mercado no final do ano. Mantendo o design clássico para não canibalizar as vendas dos sedans-coupes de 4 portas das Séries 4 e 6, o novo 5 será baseado na nova plataforma modular e ultraleve CLAR (de Cluster Arquitecture), fabricada em alumínio e fibra de carbono, já utilizada no Série 7 e que passará a ser utilizada também em todos os modelos da marca com tração traseira. Em relação ao modelo atual, a próxima geração deverá apresentar um ganho de cerca de 100 kg e mostrar uma versão híbrida plug-in (PHEV).