BMW SÉRIE 3 2025: ASSIM É O SEGUNDO RESTYLING DO SEDAN E DA PERUA ALEMÃ

A BMW brinda o seu sedan mais vendido com mais uma atualização. O Série 3 atual foi lançado em 2019 sob o código G20/G21, seguido por um facelift em 2022, conhecido internamente como LCI. Agora surge outro restyling, mas que foca mais nos detalhes internos, já que o design exterior permanece o mesmo.
Sendo assim, devemos olhar para uma maior autonomia elétrica para os modelos PHEV, uma nova configuração de chassi e novos desenvolvimentos na parte de digitalização. O lançamento do restyling do BMW Série 3 Sedan e do Série 3 Touring está previsto para julho de 2024.
Com a ajuda dessa atualização, o popular modelo bávaro com motor a combustão deverá permanecer na linha por mais alguns anos, apesar da versão totalmente elétrica, que provavelmente aparecerá em 2026.
As linhas clássicas não precisam de grandes mudanças
Por fora, o novo design não apresenta grandes alterações. Não é nem necessário uma foto do antes e depois para capturar qualquer detalhe. Os potenciais clientes do Série 3 podem escolher entre duas novas pinturas exteriores.
Arctic Race Blue metálico e Fire Red metálico estarão disponíveis no início das vendas. Novas rodas de liga leve de 19 polegadas também estarão disponíveis junto com um pacote M Sport... e é só isso.
iDrive 8.5 e sistemas de assistência de série
O interior é um pouco mais opulento. A BMW promete um novo volante esportivo em couro com aletas de mudança como padrão. Os detalhes foram integrados nas saídas de ar e na iluminação ambiente, bem como nas novas superfícies dos bancos e acabamento interno.
Sistemas de assistência como aviso de colisão frontal, assistente de velocidade e sensores de estacionamento já foram incluídos no facelift de 2022. A câmera traseira, assistente de ré e o sistema de navegação baseado na nuvem agora também são de série. Assistência de direção e orientação de faixa, controle de cruzeiro ativo com função Stop & Go e Park Assist Plus estão disponíveis como opcionais para os compradores do Série 3 renovado.
Com a introdução do iDrive 8.5, a BMW reduz ainda mais o número de controles e botões e se concentra em comandos de voz e funcionalidade de toque por meio do display, um novo monitor de início com widgets dispostos verticalmente em um nível. O acesso rápido permite selecionar funções diretamente sem acessar submenus.
A barra de menu localizada na parte inferior da tela Control permite acesso direto às funções de climatização. A BMW oferece, como opcional, o Head-up Display Augmented View (com realidade aumentada).
Mais autonomia elétrica com o híbrido plug-in
Quanto aos propulsores, os motores de combustão convencionais permanecem inalterados. Desta forma, desde o grande facelift em 2022, o motor a gasolina de 6 cilindros em linha e todos os motores turbodiesel estão equipados com tecnologia de hibridização leve. Seu gerador de partida de 48 volts desenvolve 8 kW/11 cv adicionais. Desde então, as transmissões manuais também foram abolidas.
No Série 3 2025, os modelos híbridos plug-in caracterizam-se por uma eficiência ainda mais otimizada e uma autonomia elétrica consideravelmente maior. A linha agora se concentra nos modelos BMW 330e Sedan e BMW 330e Touring, que estão disponíveis com tração traseira clássica e tração integral.
Sua tecnologia de propulsão consiste em um motor a gasolina de 4 cilindros e um propulsor elétrico integrado à transmissão automática de 8 velocidades com conversor de torque Steptronic, que juntos geram uma potência de 292 cv.
A bateria de alta voltagem de quinta geração da tecnologia BMW eDrive é nova. O conteúdo de energia utilizável quase duplicou para 19.5 kWh. O resultado é um aumento significativo na autonomia elétrica de até 100 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP.
O Série 3 eletrificado é também o primeiro modelo híbrido plug-in da BMW com uma nova unidade de carregamento para corrente alternada trifásica com potência aumentada de até 11 kW. Desta forma, a bateria de alta tensão pode ser carregada de 0 a 100% em 2.15 horas.
O renovado modelo também conta com uma conexão mais rígida entre os amortecedores traseiros e a carroceria. Isto otimiza a precisão e o equilíbrio, bem como o perfil acústico durante picos de potência ao conduzir na estrada. O nível de força da direção no modo de condução Comfort também foi reduzido.
Preços
Por último, mas nem por isso menos importante, chegamos ao preço base para a Alemanha: a partir de 46.400 euros para o Série 3 Sedan e a partir de 47.700 euros para o Série 3 Touring. Isso encarece os preços do modelo atual entre 1.200 e 1.300 euros.